PUBLICIDADE

Polícia

MP-RJ denuncia motorista e estudante por queda de ônibus em viaduto

3 jul 2013 - 20h05
(atualizado às 20h15)
Compartilhar
Exibir comentários
Equipe de resgate cobre corpos de vítimas com lona pouco após o acidente
Equipe de resgate cobre corpos de vítimas com lona pouco após o acidente
Foto: Bruno de Lima / FramePhoto

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) denunciou nesta quarta-feira à Justiça o motorista André Luiz da Silva Oliveira, 33 anos, e o estudante Rodrigo dos Santos Freire, 25 anos, pelo acidente com o ônibus da linha 328, que despencou no viaduto Brigadeiro Trompowski, na saída da Ilha do Governador, no dia 2 de abril, causando a morte de nove pessoas e deixando outras seis feridas. 

André Luiz foi denunciado por atentado contra a segurança do transporte viário por ter, segundo a promotoria, exposto ao perigo passageiros, motoristas e pedestres, contribuindo diretamente para o acidente. Caso condenado, o motorista cumprirá pena de até 10 anos de prisão.

Rodrigo vai responder por sete crimes de lesão corporal qualificada, sendo seis graves e uma gravíssima, além de nove crimes de lesão seguida de morte. O estudante pode cumprir até 30 anos de prisão.

De acordo com a denúncia, o motorista dirigia o ônibus da Viação Paranapuan em velocidade acima do permitido, como demonstrou o laudo de exame do tacógrafo do veículo. Para o MP fluminense, ele também procedeu de maneira inadequada em diversos pontos de parada ao não aguardar a descida dos passageiros. 

No acesso à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a conduta se repetiu, impedindo a descida de Rodrigo, com quem iniciou uma discussão. O estudante foi até a frente do ônibus reclamar com o motorista, que tentou parar no ponto seguinte. Nesse momento, Rodrigo quis que André Luiz abrisse também a porta da frente, já que havia pulado a roleta, e a discussão tornou-se ainda mais tensa, pois o condutor não atendeu ao pedido e acelerou o coletivo.

Segundo a denúncia, Rodrigo então agrediu André Luiz com chutes, deixando-o desacordado ao passar pelo viaduto de saída da Ilha. Desgovernado, o ônibus subiu o acostamento, rompeu a grade de proteção e caiu de uma altura de oito metros na pista lateral da avenida Brasil, sentido Centro. De acordo com o MP-RJ, as lesões provocadas no motorista foram identificadas por peritos no exame de corpo de delito.

Segundo as promotoras de Justiça Cláudia Condack e Andrea Amin, responsáveis pela denúncia, Rodrigo assumiu, de forma consciente e voluntária, o risco de produzir resultados colaterais, como a lesão aos outros passageiros. 

MP devolveu inquérito à Polícia Civil

Em abril, o Ministério Público fluminense considerou insuficiente o inquérito entregue pelo delegado José Pedro da Costa, da 21ª DP (Bonsucesso), responsável pela investigação do acidente.

Na ocasião, o MP alegou falta de detalhes técnicos no inquérito para embasar uma possível denúncia.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade