Marido do influenciador Hytalo Santos também é preso
Segundo o MP, Hytalo Santos e Israel Nata Vicente são investigados pelos crimes de tráfico humano e exploração sexual infantil
O marido do influenciador Hytalo Santos, Israel Nata Vicente, também foi preso na manhã desta sexta-feira, 15, em São Paulo, segundo o Ministério Público do Estado da Paraíba. Os dois são alvos de investigação por suspeita de explorar e sexualizar crianças e adolescentes para produzir conteúdos na internet. Eles podem responder pelos crimes de tráfico humano e exploração sexual infantil.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
As prisões de Hytalo e Israel foram efetuadas em cumprimento a mandados de prisão temporária expedidos pela 2ª Vara da Comarca de Bayeux, na Paraíba, pelo juiz Antônio Rudimacy Firmino de Sousa, e cumpridas pela Polícia Civil por meio do Deic em São Paulo. O Terra busca contato com as defesas de Hytalo e Israel.
"As apurações criminais vêm sendo conduzidas com rigor técnico e absoluto respeito aos direitos e à dignidade das vítimas, especialmente crianças e adolescentes. Entretanto, o vazamento de informações sigilosas e a execução de medidas de natureza civil, dissociadas dos métodos próprios da investigação criminal, têm prejudicado a eficiência e a segurança do trabalho investigativo, além de potencialmente expor as vítimas a novos riscos", informou o MP.
Conforme a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo, os dois influenciadores foram detidos em Carapicuíba, na Região Metropolitana de São Paulo. Além das prisões, os agentes realizam buscas no endereço onde eles foram localizados. A ação segue em andamento.
As investigações contam com o apoio do Ministério Público do Trabalho, Polícia Civil do Estado da Paraíba, Secretaria Nacional de Segurança Pública, Polícia Civil do Estado de São Paulo e da Polícia Rodoviária Federal.
O caso ganhou repercussão após Hytalo ser denunciado em um vídeo do youtuber Felca sobre "adultização", prática que é caracterizada pela sexualização de menores de idade para a monetização dos conteúdos publicados.
Na última terça-feira, 12, a Justiça ordenou o bloqueio dos perfis de Hytalo Santos em todas as redes sociais, além do bloqueio da monetização do canal no YouTube. O influenciador também foi proibido de manter contato com os adolescentes mencionados no inquérito.
Na quinta-feira, 14, Hytalo se pronunciou oficialmente pela primeira vez desde que o caso se tornou público. Em nota, ele diz que repudia as acusações. "Reafirmo minha integridade e indignação diante de falsas acusações. Não aceitarei que minha imagem e meu trabalho sejam manchados por narrativas infundadas, e seguirei defendendo, com firmeza, a verdade e os valores que sempre nortearam minha vida", diz trecho do comunicado.
