PUBLICIDADE

Polícia

Influencer fitness é alvo de operação da PF sobre desvio de produtos para produção de drogas

Renato Cariani foi alvo de busca e apreensão na Operação Hinsberg

12 dez 2023 - 09h13
(atualizado às 10h22)
Compartilhar
Exibir comentários
Veja imagens da operação da PF contra o tráfico de drogas que tem Renato Cariani como um dos alvos:

O influenciador fitness Renato Cariani, de 37 anos, é alvo de uma operação da Polícia Federal que investiga o desvio de produtos químicos para produção de drogas. Entre outros locais, os mandados de busca e apreensão são cumpridos na manhã desta terça-feira, 12, na Anidrol, indústria química localizada na Grande São Paulo, que tem Cariani como sócio.

Renato Cariani é alvo de investigação da Polícia Civil
Renato Cariani é alvo de investigação da Polícia Civil
Foto: Reprodução/Instagram

Denominada Operação Hinsberg, a ação tem como objetivo acabar com a organização criminosa que desviou produtos químicos para produção de drogas, e por isso, devem ser cumpridos 18 mandados de busca e apreensão em endereços de São Paulo, Paraná e Minas Gerais. 

De acordo com a PF, as equipes descobriram durante as investigações que o esquema abrangia a emissão fraudulenta de notas fiscais por empresas licenciadas a vender produtos químicos em São Paulo, usando “laranjas” para depósitos em espécie, como se fossem funcionários de grandes multinacionais. Essas pessoas seriam vítimas que figuraram como compradoras. 

A polícia identificou 60 transações envolvendo essa organização, todas falsas, totalizando cerca de 12 toneladas de produtos químicos, como fenacetina, acetona, éter etílico, ácido clorídrico, manitol e acetato de etila. Isso corresponde a mais de 19 toneladas de cocaína e crack prontas para consumo, conforme a PF. 

Ao todo, 18 mandados de busca e apreensão devem ser cumpridos nesta terça
Ao todo, 18 mandados de busca e apreensão devem ser cumpridos nesta terça
Foto: Divulgação/Polícia Federal

As investigações também apontam que eram usadas várias metodologias para ocultar e dissimular a procedência ilícita dos valores recebidos, como interpostas pessoas, ou ‘testa-de-ferro’, e empresas fictícias. Cariani é um dos suspeitos de integrar o grupo criminoso, segundo o jornal O Globo.

Os investigados podem responder pelos crimes de tráfico equiparado, associação para fins de tráfico, bem como pelo crime de lavagem de dinheiro. As penas podem ultrapassar 35 anos de prisão.

A ação foi realizada pela Polícia Federal, em parceria com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco do MPSP) de São Paulo, e a Receita Federal. 

Renato Cariani é um dos maiores influenciadores do mundo fitness no Brasil. Em seu perfil no Instagram, ele possui mais de 7,3 milhões de seguidores, além de outros 6,3 milhões de inscritos no YouTube. Em seu site, ele afirma que é formado em Administração de Empresas, Química e Educação Física. 

O influenciador também já competiu no fisiculturismo, e é conhecido por auxiliar vários famosos no processo de emagrecimento e ganho de massa muscular. O Terra não conseguiu contato com ele até o momento, mas o espaço permance aberto para manifestações.  

Influencer fitness é educador físico e empresário
Influencer fitness é educador físico e empresário
Foto: Reprodução/Instagram
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade