PUBLICIDADE

Polícia

Desaprovação a Lula aumenta e supera 50% em quatro regiões; saiba mais

Na média geral do país, a gestão petista é desaprovada por 48,8% e aprovada por 46,6% dos brasileiros - outros 4,6% não souberam ou não opinaram

28 mar 2024 - 13h48
(atualizado às 16h09)
Compartilhar
Exibir comentários

A reprovação ao terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva aumentou nos últimos meses, superando 50% em quatro regiões do país, exceto no Nordeste. Os dados são do levantamento feito pelo instituto Paraná Pesquisas, que ouviu 2.024 eleitores em 162 municípios de 26 estados e do Distrito Federal entre os dias 18 e 22 de março.

Desaprovação a Lula aumenta e supera 50% em quatro regiões
Desaprovação a Lula aumenta e supera 50% em quatro regiões
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil / Perfil Brasil

A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. Os primeiros números foram divulgados pelo senador Ciro Nogueira, presidente nacional do PP, partido que encomendou o levantamento ao Paraná Pesquisas.

As desaprovações são maiores nas regiões Sul (57,8%), Sudeste (53,0%) e Norte/Centro-Oeste (51,7%). No Nordeste, a maioria ainda apoia Lula (59,9%). Na média geral do país, a gestão petista é desaprovada por 48,8% e aprovada por 46,6% dos brasileiros - outros 4,6% não souberam ou não opinaram.

Questionados sobre como avaliam a administração do petista, 40,5% dos eleitores a consideram ruim ou péssima, enquanto 30,9% a veem como ótima ou boa e 27,5% a classificam como regular.

Queda na popularidade de Lula

A queda na popularidade já havia sido detectada em levantamentos feitos por outros institutos, como Quaest, Datafolha e Atlasintel, e pode impactar a possível candidatura de Lula para um quarto mandato.

A avaliação negativa do presidente também o coloca em uma posição complicada em relação a outros adversários, como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e até mesmo a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, caso ela receba apoio explícito de Jair Bolsonaro.

Lula, por sua vez, tem se mostrado "despreocupado" com os dados divulgados. Em evento no dia 15 de março, o presidente afirmou que está "tudo bem" perder a popularidade, por ele estar "aquém" do que o povo esperava que estivesse.

"A imprensa me perguntou: 'O Lula perdeu popularidade?' E eu falei: tudo bem, é porque eu estou aquém do que o povo esperava que eu estivesse, eu não estou cumprindo aquilo que prometi, e eu tenho conhecimento disso", disse o presidente.

 * Sob supervisão de Lilian Coelho

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade