Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Polícia

Chefe da Polícia Civil do Rio anuncia nova cúpula diretora

17 fev 2011 - 18h20
(atualizado em 17/2/2011 às 18h32)
Compartilhar
Luís Bulcão Pinheiro
Direto do Rio de Janeiro

A nova chefe de Polícia Civil, Martha Rocha, anunciou na tarde desta quarta-feira a cúpula diretora que vai substituir a equipe de Allan Turnowski, que deixou o cargo após a operação Guilhotina. O delegado Fernando Veloso, que sai do comando da 14ª Delegacia de Polícia para ser subchefe operacional, será encarregado do "olhar estratégico" da nova equipe, segundo a delegada.

Sérgio Caldas será o subchefe operacional e Luiz Zettermann será subchefe de gabinete. Por enquanto, o chefe da Corregedoria de Polícia, Gilson Emiliano, foi o único da antiga equipe mantido no cargo. Martha afirmou que vai anunciar os chefes das delegacias especializadas até amanhã.

"Fiz um Currículo Vitae de todos. O que pesou para a escolha foi experiência, competência e seriedade. São pessoas que, ao meu exemplo construíram uma carreira na polícia", afirmou Martha. Ela disse ainda que a prioridade em sua gestão será o fortalecimento das delegacias distritais. "Se eu tiver minha carteira furtada, é para a distrital que eu vou. As distritais são o retrato da Polícia Civil", disse.

A delegada disse ainda que foi pega de surpresa pelo convite do Secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, para assumir o cargo. "O secretário me chamou para uma conversa onde falamos sobre diversos assuntos ligados à polícia. Meia hora depois, ele me chamou novamente e anunciou que eu seria chefe de polícia". Ela afirmou que assumirá o binômio "eficiência e lisura", pregado por Beltrame.

Devota de Nossa Senhora da Conceição, Marta disse que foi à igreja na manhã desta quarta-feira para pedir proteção. "A igreja estava quase vazia, não tinha nenhum jornalista. Pude ter uma longa conversa com ela (Nossa Senhora) e recebi uma benção especial do padre", disse. A nova chefe de polícia afirmou que vai à missa todos os domingos. "O Estado é laico. Isso não impede que eu manifeste meu amor pela Nossa Senhora".

A nova chefe de polícia afirmou que ainda não sabe o destino do delegado Allan Turnowski. "No momento, o delegado Allan deixa a polícia e terá um tempo para ver o que acontece". Sobre o delegado Cláudio Ferraz, chefe da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado e Inquéritos Especiais (Draco-IE), isolada para investigação a mando de Turnowski, a delegada afirmou que fica a cargo do secretário de Segurança, José Beltrame. "A Draco responde diretamente à secretaria de segurança", afirmou. De acordo com ela, a Draco não está mais lacrada e já voltou a funcionar normalmente. "A corregedoria está investigando. Foi aberto um inquérito que terá 30 dias para ser concluído", disse.

A saída de Turnowski
A saída de Allan Turnowski ocorreu dias após a operação Guilhotina, da Polícia Federal (PF), fazer uma devassa na Polícia Civil e prender 38 pessoas, entre elas o ex-subchefe da corporação, Carlos Oliveira. No domingo, Turnowski determinou que a Delegacia de Repressão ao Crime Organizado e Inquéritos Especiais (Draco-IE) fosse lacrada para a apuração de supostas denúncias de extorsão.

A Draco é comandada por Claudio Ferraz, homem de confiança de Beltrame. Desde a semana passada, a delegacia não pertence mais aos quadros da Polícia Civil. No Diário Oficial, foi publicado que a delegacia ficaria sob a responsabilidade da Secretaria de Segurança e colaboraria com a Corregedoria Geral Unificada (CGU) nas investigações de desvios de conduta de servidores públicos.

Turnowski negou que a devassa na Draco fosse uma represália a Ferraz, que admitiu ter colaborado nas investigações da operação Guilhotina. No entanto, a decisão pela saída ocorreu durante "uma longa conversa" na manhã de terça-feira com Beltrame, "após os dois concluírem que esta seria a decisão mais adequada para preservar o bom funcionamento das instituições", disse a secretaria em nota.

Operação Guilhotina derruba chefe da Polícia Civil do RJ:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra