PUBLICIDADE

Polícia

Cardeal sugere a governantes que escutem moradores da Maré

Dom Oraní passou o final de semana dando ideias ao governador Sergio Cabral

31 mar 2014 - 17h13
(atualizado às 17h14)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Cardeal ressaltou que retomada do local é primeiro passo, mas "lado humano" deve ser respeitado   </p>
Cardeal ressaltou que retomada do local é primeiro passo, mas "lado humano" deve ser respeitado
Foto: Marcus Vinicius Pinto / Terra

Preocupado com o futuro dos moradores do Complexo da Maré, ocupado pelas forças de segurança neste fim de semana, o Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, dom Oraní Tempesta, fez um pedido às autoridades: que escutem os moradores antes de qualquer intervenção no local. “Nem sempre o que nós achamos que eles precisam é que eles realmente querem”, disse o cardeal nesta segunda-feira, após um almoço na Associação Comercial do Rio onde foi homenageado. Dom Oraní ressaltou que a retomada de um local por parte do governo é um primeiro passo, mas que é importante ver o lado humano. “As pessoas agora precisam ter direito a mais dignidade, mais educação, mais saúde, mais tempo de lazer”, afirmou.

Dentro do seu estilo de cobrar e sugerir às autoridades por e-mail ou por mensagem de celular, Dom Oraní passou o fim de semana dando ideias ao governador Sergio Cabral e ao prefeito Eduardo Paes do que fazer a partir de agora na Maré. “Estou sugerindo que os governos escutem o que a comunidade quer e que vá ao encontro de suas necessidades.” O Cardeal está orientando também que as paróquias que estão localizadas dentro da Maré sejam uma espécie de parabólica dos desejos da população. “Nós temos nas comunidades padres que vivem e conhecem bem essas localidades e é importante que eles reúnam as pessoas e que passem às autoridades o que as pessoas realmente querem.”

Golpe de 64

Sobre os 50 anos do Golpe de 64, que são relembrados nesses dois dias, o Cardeal disse que é preciso sempre aprender com o passado. “Qualquer tipo de violência que está no coração do homem, em sua ideia de poder é muito ruim. Fomos criados para a Paz e cabe a nós aprendermos com todas as lições do passado e trabalhando para que a paz aconteça”, afirmou.

Balanço da jornada

No fim desta semana Dom Oraní Tempesta viaja novamente a Roma onde vai apresentar ao Papa Francisco um balanço da Jornada Mundial da Juventude, incluindo a dívida que a Arquidiocese do Rio ainda precisa sanear. “Não sei o valor, mas vamos falar no Pontifício Conselho para os Leigos da experiência que tivemos e ouvir o que os jovens acharam da experiência do Rio”, disse. As reuniões acontecem entre os dias 10 e 12 de Abril. Dom Oraní vai aproveitar a viagem para tomar posse como bispo titular da igreja Nossa Senhora Mãe da Divina Providência, que ganhou quando feito Cardeal pelo Papa Francisco, simbolicamente para se tornar membro da igreja de Roma.

Durante seu discurso aos empresários, Dom Oraní lembrou do espírito acolhedor do carioca durante a Jornada, quando houve mais gente abrindo suas casas para receber jovens do que jovens inscritos na Jornada e também da tentativa de alguns de atrapalhar o bom andamento da Jornada. “Mesmo diante de grupos de fanáticos que planejavam a violência contra o Papa e contra participantes a resposta foi a paz”, disse, em referência a ação de black blocs que tentaram tumultuar eventos da Jornada Mundial da Juventude em Copacabana. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade