PUBLICIDADE

Polícia

Ator Jeff Machado é encontrado morto e concretado: veja tudo que se sabe sobre o caso

Ator estava desaparecido desde janeiro e corpo foi encontrado na Zona Oeste do Rio de Janeiro

25 mai 2023 - 10h51
(atualizado às 15h53)
Compartilhar
Exibir comentários
Ator Jeff Machado foi considerado desaparecido em 28 de janeiro
Ator Jeff Machado foi considerado desaparecido em 28 de janeiro
Foto: Reprodução/Instagram

O ator Jefferson Machado, de 44 anos, foi encontrado morto, vítima de homicídio e ocultação de cadáver, na segunda-feira, 22. Ele estava desaparecido desde 28 de janeiro, e foi visto pela última vez em Campo Grande, Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Veja o momento em que baú com corpo do ator Jeff Machado é desenterrado no RJ:

A Polícia Civil encontrou o corpo amarrado e concretado dentro de um baú de madeira, que estava enterrado em um terreno no mesmo bairro em que ele foi visto pela última vez. Após ser encontrado, os restos mortais de Jeff foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML). Um laudo confirmou tratar-se do corpo do ator, que foi identificado pelas digitais, segundo a TV Globo.

Durante as buscas pelo paradeiro do ator, a polícia chegou a publicar fotos dele nos principais canais de buscas por desaparecidos, incluindo redes sociais. A investigação do caso está a cargo da Delegacia de Descoberta de Paradeiros (DDPA).

Cães ajudaram a encontrar corpo

Jeff Machado era apaixonado por cães e tinha 8 da raça setter
Jeff Machado era apaixonado por cães e tinha 8 da raça setter
Foto: Reprodução/Instagram

Jeff Machado era um apaixonado por cães, e tinha 8 da raça setter, que é considerada incomum no Brasil. Todos os cães tinham chips de identificação. Foi a partir da identificação dos cães abandonados que a ONG Indefesos começou a procura pelo tutor, para responsabilizá-lo. Porém, foi percebido que algo de errado estava acontecendo com Jeff.

Os cães tinham nomes de ídolos da MPB, e o primeiro a ser encontrado na rua foi Cazuza, encontrado no dia 30 de janeiro abandonado pelas em Santa Cruz. Um morador entrou em contato com a ONG. Até então, Jeff ainda não era considerado desaparecido.

No dia 1º de fevereiro, os cães Tim Maia e Nando Reis foram encontrados também na rua. Ao verem nas redes sociais do ator que ele tinha mais outros cães da mesma raça, a busca pelos outros animais abandonados começou. No dia 3 de fevereiro foram achadas as pets Elis Regina e Rita Lee, que foi encontrada sem vida, vítima de atropelamento, na Zona Oeste.

No dia 4 de fevereiro, o cão Caetano Veloso foi encontrado em Campo Grande, o mesmo em que o corpo de Jeff foi encontrado. Já o cão Gilberto Gil nunca foi encontrado.

Família estranhou mensagens

A família de Jeff foi comunicada pela ONG sobre os cães. Dessa forma, eles souberam que quem estava em contato com eles, mandando mensagens se passando por Jeff, não era ele. O estado deplorável em que os cães foram encontrados também ajudou a família a ter certeza de que algo estava errado, e a polícia foi acionada, segundo o Balanço Geral, da Record TV.

A mãe do ator desconfiou da forma como o filho estava escrevendo as mensagens. Sem ter como provar que não era seu filho, o abandono dos cães serviu como evidência para que a polícia suspeitasse do paradeiro de Jeff.

Uma prima chegou a comentar num post no perfil de Jeff questionando a autoria das publicações. Em uma das postagens, o ator falou em "ficar em paz" e "pedir perdão".

Investigações

Um dos suspeitos de matar Jeff é um de seus amigos, segundo o advogado Jairo de Magalhães Pereira. Ao RJ 2, da TV Globo, o advogado da família afirmou que a casa onde o corpo de Jeff foi encontrado foi alugada em nome desse amigo. Além disso, ele também teria a chave do carro e da casa do ator.

Esse amigo também teria contratado advogados enquanto a investigação policial acontecia. A polícia demorou cerca de 4 meses para encontrar o corpo, e a ação foi certeira: a polícia quebrou o concreto no chão do terreno de uma casa no Campo Grande, Rio de Janeiro, até chegar a um baú enterrado com o corpo de Jeff dentro.

O baú pertencia a Jeff, conforme mostra uma foto publicada em 2021 nas redes sociais, em que um dos cachorros do ator aparece em frente ao móvel.

Cão 'Cazuza' em foto em frente ao baú em que corpo de Jeff foi encontrado
Cão 'Cazuza' em foto em frente ao baú em que corpo de Jeff foi encontrado
Foto: Reprodução/Instagram

Possibilidade de estrangulamento

O advogado Jairo Magalhães informou ainda que o corpo de Jeff foi encontrado com um fio de metal em volta do pescoço, indicando um possível estrangulamento. As mãos também foram amarradas com o mesmo tipo de fio. Apesar da suspeita, ainda é preciso aguardar um laudo para comprovar a causa da morte.

O corpo, que foi concretado dentro do baú, estava em avançado estado de decomposição, mas não apresentou nenhuma outra marca de violência. Uma espécie de líquido foi passado no corpo, possivelmente para minimizar o cheiro da decomposição.

Ator Jeff Machado foi considerado desaparecido em 28 de janeiro
Ator Jeff Machado foi considerado desaparecido em 28 de janeiro
Foto: Reprodução/Instagram

Carreira

Jeff Machado trabalhou em produções bíblicas da Record. O artista atuou em Reis (2022), sendo este seu último trabalho na emissora. Na produção, Jeff interpretou um soldado filisteu no elenco de apoio.

Além de ator, Jeff também era modelo, produtor e assessor de imprensa. Nas redes sociais, costumava postar fotos de ensaios fotográficos e nus artísticos.

Jeff costumava compartilhar fotos em seu perfil pessoal e também em um perfil dedicado aos seus cães, já que era apaixonado por eles. Mesmo após o desaparecimento, os perfis continuaram tendo movimentações, levantando a suspeita de que alguém se passava por ele.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade