PUBLICIDADE

Polícia cumprirá reintegração de posse na Câmara do DF

5 dez 2009 - 15h17
(atualizado às 15h41)
Compartilhar

O presidente interino da Câmara Legislativa do Distrito Federal, deputado Cabo Patrício (PT), poderá mandar a qualquer momento a polícia cumprir o mandado de reintegração de posse, concedido na sexta-feira à noite pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal. A decisão dos manifestantes é de manter a ocupação da Casa, que teve início na última quarta-feira, até que o governador José Roberto Arruda (DEM) e o vice Paulo Octavio (DEM)renunciem ou sejam afastados pelos deputados distritais.

Manifestantes invadiram a Câmara do Distrito Federal na quarta-feira, após denúncias do suposto esquema do Mensalão do DEM
Manifestantes invadiram a Câmara do Distrito Federal na quarta-feira, após denúncias do suposto esquema do Mensalão do DEM
Foto: Figueiredo/Câmara Legislativa DF / Divulgação

O impasse aconteceu durante a reunião com uma comissão de estudantes, realizada no início da tarde deste sábado pelo Cabo Patricio, com a participação da deputada Erika Kokai (PT), no gabinete da presidência. Após a reunião, Cabo Patricio saiu sem falar com a imprensa, mas os estudantes divulgaram uma nota comunicando sua posição.

O presidente interino da Câmara já consultou os demais membrosda Mesa Diretora e aguarda apenas o melhor momento para mandar a políciaretirar os manifestantes do plenário, segundo informação que circula naCasa. De acordo com nota, durante a reunião, o presidente interino da Câmara teria comunicado a decisão de cumprir o mandado de reintegração de posse do plenário se os manifestantes não desocupassem o local pacificamente.

Eles repudiaram a decisão, afirmando que ela serve aos interesses do governador Arruda e do vice Paulo Octavio de permanecerem nos cargos,apesar das denúncias de envolvimento no escândalo do pagamento de propinas a membros do Executivo local, deputados distritais, funcionários do Governo do Distrito Federal (GDF) e empresários.

Entenda o caso

O mensalão do governo do DF, cujos vídeos foram divulgados neste fim de semana, é resultado das investigações da operação Caixa de Pandora, da Polícia Federal. O esquema de desvio de recursos públicos envolvia empresas de tecnologia para o pagamento de propina a deputados da base aliada.

O governador José Roberto Arruda aparece em um dos vídeos recebendo maços de dinheiro. As imagens foram gravadas pelo ex-secretário de Relações Institucionais, Durval Barbosa, que, na condição de réu em 37 processos, denunciou o esquema por conta da delação premiada. Em pronunciamento oficial, Arruda afirmou que os recursos recebidos durante a campanha foram "regularmente registrados e contabilizados".

As investigações da Operação Caixa de Pandora apontam indícios de que Arruda, assessores, deputados e empresários podem ter cometido os crimes de formação de quadrilha, peculato, corrupção passiva e ativa, fraude em licitação, crime eleitoral e crime tributário.

Os estudantes defenderam a legitimidade do movimento e anunciaram a decisão de resistir à desocupação até que os envolvidos sejam punidos. Ao todo, cerca de 30 estudantes estão ocupando o plenário da CâmaraLegislativa do DF desde quarta-feira, uando um grupo maior enfrentou os seguranças e invadiu o local.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade