PUBLICIDADE

Papa Francisco no Brasil

Papa testa carisma em Aparecida e deixa segurança em alerta

Enquanto fiéis se mostram ansiosos para conhecer Francisco de perto, segurança se preocupa possível vulnerabilidade

24 jul 2013 - 06h31
(atualizado às 06h31)
Compartilhar
Exibir comentários
Ronaldo disse que se libertou de um vício de mais de 15 anos por conta da fé
Ronaldo disse que se libertou de um vício de mais de 15 anos por conta da fé
Foto: Vagner Magalhães / Terra

A chegada do Papa Francisco a Aparecida, na manhã desta quarta-feira, é aguardada com ansiedade pelos fiéis que visitam a cidade especialmente para conhecê-lo e com apreensão por sua equipe de segurança. Depois das cenas vistas no Rio de Janeiro, em que o Papa atravessou parte da cidade com o vidro do carro aberto, os cerca de 5 mil homens que cuidarão da segurança de Francisco nas pouco mais de 6 horas em que ele permanecerá na cidade estão em alerta para que tudo transcorra dentro da normalidade.

De acordo com o coordenador regional de segurança em grandes eventos da Polícia Federal, Guilherme Castro de Almeida, nos momentos em que o Papa passar por dentro de Aparecida, no Papamóvel, o trajeto será feito com a proteção por grades dos dois lados da via.

"Aqui o planejamento foi estabelecido principalmente com relação à colocação de gradis na via pública. Isso minimiza, mas não elimina qualquer risco. Elimina significativamente a possibilidade de populares se aglomerarem em volta do veiculo do papa", disse ele, para quem todas as instituições, tanto de segurança pública, como de defesa, são solidas e conscientes do seu papel. "A integridade física e moral do Papa vai ser assegurada até o fim de sua visita", disse.

Também prevendo evitar problemas, a Polícia Militar garantiu que irá "sufocar" qualquer tipo de manifestação que tenha o mínimo risco de se transformar em confusão durante a presença do pontífice em Aparecida. Espera-se que membros do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) façam protestos na cidade durante a visita de Francisco.

Para a educadora mexicana Maria del Carmen Barba, Francisco é alguém que arrebata as pessoas justamente por ter um carisma acentuado
Para a educadora mexicana Maria del Carmen Barba, Francisco é alguém que arrebata as pessoas justamente por ter um carisma acentuado
Foto: Vagner Magalhães / Terra

De acordo com o tenente-coronel Marcos Renato, comandante do 23º Batalhão da Polícia Militar do Interior, serão pelo menos 200 homens da inteligência da PM atuando nas imediações do santuário nesta quarta-feira.

"Não queremos permitir que ele (um eventual protesto) cresça, para não causar uma imagem negativa para o evento, bem como para nação. Não que a pessoa não tenha o direito de reivindicar suas pretensões, mas dependendo da manifestação, da forma que ela se inicia, já podemos fazer uma análise se ela vai progredir para uma ação mais agressiva ou não. A ideia é sufocar o movimento logo no seu início", disse o policial militar.

Enquanto os seguranças se esforçam para que a visita transcorra normalmente, os fiéis que chegaram em Aparecida esperam finalmente conhecer o Papa que descrevem como humilde, carismático e de personalidade humana.

Para a educadora mexicana Maria del Carmen Barba, 50 anos, Francisco é alguém que arrebata as pessoas justamente por ter um carisma acentuado. "Estamos esperando o que vai nos dizer o Papa, que mensagem nos traz o Papa. Se estas pessoas que são humanas atraem com sua personalidade, como seria Jesus Cristo?", pergunta.

Anualmente, o empresário Celso Ribeiro Araújo, 53 anos, costuma, por conta da Semana Santa, percorrer 340 km a pé entre a cidade de Limeira, no interior de São Paulo, e Aparecida. O trajeto é percorrido em oito dias.

"Ele é muito humilde e isso me tocou bastante", disse o empresário Celso Ribeiro Araújo sobre o Papa
"Ele é muito humilde e isso me tocou bastante", disse o empresário Celso Ribeiro Araújo sobre o Papa
Foto: Vagner Magalhães / Terra

"Nós não dormimos em hotéis, pensões, mas em lugares pré-determinados, normalmente em ginásios de esportes. A última romaria foram 240 homens e as mulheres vieram semana retrasada, em uma peregrinação que acontece em julho".

Desta vez, ele veio de ônibus e está hospedado em um hotel. "O que eu vi nele? A primeira coisa foi a humildade. Ele é muito humilde e isso me tocou bastante. Eu era muito fã do Papa João Paulo. No caso do Papa Bento, ele não tinha muito carisma com as pessoas. É isso que o povo quer. Ver ele ali de pertinho, às vezes até tocar ele. Você viu na televisão. Isso repercutiu no mundo inteiro", disse.

Ronaldo, 36 anos, e a mulher, Camila, 37 anos, foram de São Paulo a Aparecida, de carro, para conhecer Francisco. Ronaldo se libertou de um vício de mais de 15 anos por conta da fé, como ele descreve.

"Já consegui me recuperar. É uma promessa cumprida para Nossa Senhora Aparecida. E o jeito simples de ser do novo Papa é um incentivo". Ambos pretendem seguir ao Rio de Janeiro, após a passagem de Francisco por Aparecida. "Ficaremos até esta quarta-feira. Se melhorar o tempo, a gente vai para o Rio.

Papa Francisco no Brasil

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013 ocorre entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. O evento, realizado a cada dois ou três anos, promove um encontro internacional de jovens católicos com o Papa. A última edição da JMJ ocorreu em 2011, em Madri, na Espanha, e reuniu cerca de 2 milhões de pessoas, de mais de 190 países. O JMJ 2013 marca também a primeira grande visita internacional do papa Francisco desde sua nomeação como líder máximo da Igreja Católica, em 13 de março deste ano.

vc e o papa

Você conheceu os papas João Paulo II ou Bento XVI? Vai participar da Jornada Mundial da Juventude no Rio ou tentar encontrar com o Papa Francisco em Aparecida? Participe do vc repórter e envie seus relatos, fotos ou vídeos com os papas para o Terra.

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/papa-no-brasil/iframe.htm" data-cke-501-href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/papa-no-brasil/iframe.htm">veja o infográfico</a>

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/papa-game/" href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/papa-game/">Game do Papa</a>
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade