PUBLICIDADE

Papa Francisco no Brasil

Dioceses do interior de SP vão mandar 8 mil jovens para JMJ no RJ

Jovens vão viajar em 160 ônibus alugados por nove dioceses do interior do Estado

16 jul 2013 - 20h05
(atualizado às 20h09)
Compartilhar
Exibir comentários

A Igreja Católica está enviando cerca de 8 mil jovens do interior de São Paulo para participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no Rio de Janeiro. Os jovens, procedentes de nove dioceses (Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Jaboticabal, Franca, Araçatuba, Bauru, Catanduva, São João da Boa Vista e Barretos), vão viajar em 160 ônibus que foram fretados por representantes da Igreja. As viagens estão com saídas previstas a partir do próximo sábado, nas cidades sedes das dioceses.

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/papa-no-brasil/iframe.htm" href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/papa-no-brasil/iframe.htm">veja o infográfico</a>

Para participar da jornada, esses 8 mil jovens se organizaram durante todo o ano nas 450 paróquias que frequentam, em 250 municípios do interior de São Paulo. Com eles, também viajarão dois ônibus com turistas do México e Canadá, que já estão no Brasil e deverão iniciar a viagem a partir de São José do Rio Preto, no próximo sábado. “Estou muito feliz por poder compartilhar uma experiência tão emocionante com os católicos do Brasil”, disse Ingrid Penélope, turista mexicana que está hospedada em Rio Preto.

A viagem dos jovens será em ônibus fretados em agências e através de reservas individuais pelas próprias dioceses. Somente uma agência de Rio Preto reservou 57 ônibus para transportar 2,8 mil jovens, informou o coordenador da agência, Valdinei Machado. A agência, que atua em parceria com a Igreja Católica, colocou no ar o site Projeto Jornada, que durante todo o ano recebeu reservas coletivas das paróquias e individuais.

Os preços dos pacotes, com direito a hospedagem, translado no Rio e alimentação, variou de R$ 401, para quem vai participar vigília e assistir à missa do papa Francisco; a R$ 946 para quem vai participar de toda a jornada. De acordo com Machado, os jovens ficarão hospedados em alojamentos de organizações não governamentais (ONGs) e de órgãos públicos e em casas de famílias de católicos. 

“Estamos praticamente com todas as reservas fechadas. Alugamos um hotel inteiro em Volta Redonda para nossos motoristas. O hotel fica em Volta Redonda, distante da zona de maior movimentação do Rio, para que nossos motoristas possam descansar e garantam uma viagem segura para nossos clientes”, disse Machado. “Os motoristas ficarão descansando no hotel para depois fazer a viagem de volta para as cidades de origem”, explicou.

Segundo Machado, cerca de 120 motoristas deverão realizar as viagens contratadas em sua agência, uma vez que são dois motoristas por ônibus.

De acordo com Machado, a imensa maioria dos jovens que participarão da Jornada vão usas ônibus para viajar ao Rio de Janeiro. Uma pequeníssima parcela vai de carro e menos de 10% devem ir de avião, como os padres, que precisam chegar antes para receber o Papa.

Papa Francisco no Brasil
Com um público estimado em 1,5 milhão de pessoas, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013 ocorre entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. O evento, realizado a cada dois ou três anos, promove um encontro internacional de jovens católicos o Papa. A última edição da JMJ ocorreu em 2011, em Madri, na Espanha, e reuniu cerca de 2 milhões de pessoas, de mais de 190 países.

Igreja comenta sobre agenda do Papa no Brasil:

O evento marca também a primeira grande visita internacional do papa Francisco desde sua nomeação como líder máximo da Igreja Católica, em 13 de março desde ano. O Pontífice chega ao Rio de Janeiro na tarde do dia 22 de julho, com retorno a Roma previsto para o dia 28. Sua agenda no Brasil contempla a visita à comunidade de Varginha, no complexo de Manguinhos, na zona norte do Rio, e ao Hospital São Francisco de Assis. Além disso, terá um encontro com a sociedade no Theatro Municipal, no centro da cidade, e ao Santuário de Aparecida, em São Paulo. O ponto alto fica por conta de duas grandes celebrações na praia de Copacabana, na zona sul do Rio, nos dias 25 e 26.

vc e o papa
Você conheceu os papas João Paulo II ou Bento XVI? Vai participar da Jornada Mundial da Juventude no Rio ou tentar encontrar com o Papa Francisco em Aparecida? Participe do vc repórter e envie seus relatos, fotos ou vídeos com os papas para o Terra.

<a data-cke-saved-href=" http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/raio-x-vaticano/iframe.htm" href=" http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/raio-x-vaticano/iframe.htm">veja o infográfico</a>
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade