6 eventos ao vivo

Serão mantidos no Rio oito novos postos de informações turísticas após JMJ

16 jul 2013
18h11
atualizado às 18h13
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

A cidade do Rio de Janeiro ganhará mais oito postos de informações turísticas ao sediar a Jornada Mundial da Juventude. Criados para o evento, as estruturas seguirão funcionando em definitivo na capital fluminense. Com isso, a cidade passará a contar com 17 postos para atender os visitantes.

saiba mais

As novas estruturas serão instaladas na Lapa, Quinta da Boa Vista, Barra da Tijuca, Leblon, Urca, Ipanema, Centro de Tradições Nordestinas e Aeroporto Santos Dumont. Os turistas também vão poder continuar a se informar nos postos já existentes em Copacabana (altura da rua Hilário de Gouveia), Centro de Atendimento ao Turista (Ciat - av. Princesa Isabel), centro, Gávea, zona portuária, aterro do Flamengo, rodoviária Novo Rio e Aeroporto Internacional do Galeão - Terminais I e II.

A Secretaria Municipal de Turismo (Riotur) montará especialmente para a Jornada postos temporários no Sambódromo, na Central do Brasil, na estação das Barcas Rio/Niterói, além de dois contêineres em Guaratiba. Foi preparada também uma série de materiais informativos impressos, virtuais e de sinalização para pedestres para o evento que ocorre neste mês. 

Serão 100 agentes de informações bilíngues (inglês/português) nos postos de atendimento fixos e outros 75 agentes de informações espalhados pelas ruas de Copacabana e Barra de Guaratiba – locais de realização do evento - e nos principais pontos turísticos da cidade.
  
Nas ruas de Copacabana e de Guaratiba, nas estações de metrô de Copacabana, nos trens de Deodoro, Campo Grande e Santa Cruz e nas duas principais estações do BRT para o evento, cariocas e turistas vão encontrar placas com orientações a respeito da localização e da melhor forma de se locomover até seu local de interesse. Cerca de 350 mobiliários urbanos e 600 galhardetes (espécie de flâmulas) farão parte da sinalização de pedestres que também contemplará os 13 quilômetros de cada uma das rotas de peregrinação até o Campus Fidei, em Guaratiba. 

Material trilíngue
O material informativo específico para o evento está em português, inglês e espanhol e pode ser encontrado, além dos postos de informação, em pontos de interesse turístico, como hotéis, albergues, museus, centro culturais e até em bares e restaurantes. Também serão distribuídos 90 mil exemplares do Caminhos da Fé – publicação em português, espanhol e inglês que reúne as mais importantes igrejas históricas da cidade.  Além disso, o turista também tem a sua disposição as demais publicações fixas da Riotur, como o Mapa da Cidade.

Papa Francisco no Brasil
Com um público estimado em 1,5 milhão de pessoas, a Jornada Mundial da Juventude 2013 ocorre entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. O evento, realizado a cada dois ou três anos, promove um encontro internacional de jovens católicos o Papa. A última edição da JMJ ocorreu em 2011, em Madri, na Espanha, e reuniu cerca de 2 milhões de pessoas, de mais de 190 países.

O evento marca também a primeira grande visita internacional do papa Francisco desde sua nomeação como líder máximo da Igreja Católica, em 13 de março desde ano. O Pontífice chega ao Rio de Janeiro na tarde do dia 22 de julho, com retorno a Roma previsto para o dia 28. Sua agenda no Brasil contempla a visita à comunidade de Varginha, no complexo de Manguinhos, na zona norte do Rio, e ao Hospital São Francisco de Assis. Além disso, terá um encontro com a sociedade no Theatro Municipal, no centro da cidade, e ao Santuário de Aparecida, em São Paulo. O ponto alto fica por conta de duas grandes celebrações na praia de Copacabana, na zona sul do Rio, nos dias 25 e 26.

vc e o papa
Você conheceu os papas João Paulo II ou Bento XVI? Vai participar da Jornada Mundial da Juventude no Rio ou tentar encontrar com o Papa Francisco em Aparecida? Participe do vc repórter e envie seus relatos, fotos ou vídeos com os papas para o Terra.

Veja também:

Flagrado com dinheiro na cueca, Chico Rodrigues pede afastamento do Senado por 90 dias
Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade