PUBLICIDADE

Papa Francisco no Brasil

Serão mantidos no Rio oito novos postos de informações turísticas após JMJ

16 jul 2013 - 18h11
(atualizado às 18h13)
Compartilhar
Exibir comentários

A cidade do Rio de Janeiro ganhará mais oito postos de informações turísticas ao sediar a Jornada Mundial da Juventude. Criados para o evento, as estruturas seguirão funcionando em definitivo na capital fluminense. Com isso, a cidade passará a contar com 17 postos para atender os visitantes.

As novas estruturas serão instaladas na Lapa, Quinta da Boa Vista, Barra da Tijuca, Leblon, Urca, Ipanema, Centro de Tradições Nordestinas e Aeroporto Santos Dumont. Os turistas também vão poder continuar a se informar nos postos já existentes em Copacabana (altura da rua Hilário de Gouveia), Centro de Atendimento ao Turista (Ciat - av. Princesa Isabel), centro, Gávea, zona portuária, aterro do Flamengo, rodoviária Novo Rio e Aeroporto Internacional do Galeão - Terminais I e II.

A Secretaria Municipal de Turismo (Riotur) montará especialmente para a Jornada postos temporários no Sambódromo, na Central do Brasil, na estação das Barcas Rio/Niterói, além de dois contêineres em Guaratiba. Foi preparada também uma série de materiais informativos impressos, virtuais e de sinalização para pedestres para o evento que ocorre neste mês. 

Serão 100 agentes de informações bilíngues (inglês/português) nos postos de atendimento fixos e outros 75 agentes de informações espalhados pelas ruas de Copacabana e Barra de Guaratiba – locais de realização do evento - e nos principais pontos turísticos da cidade.

Nas ruas de Copacabana e de Guaratiba, nas estações de metrô de Copacabana, nos trens de Deodoro, Campo Grande e Santa Cruz e nas duas principais estações do BRT para o evento, cariocas e turistas vão encontrar placas com orientações a respeito da localização e da melhor forma de se locomover até seu local de interesse. Cerca de 350 mobiliários urbanos e 600 galhardetes (espécie de flâmulas) farão parte da sinalização de pedestres que também contemplará os 13 quilômetros de cada uma das rotas de peregrinação até o Campus Fidei, em Guaratiba. 

Material trilíngue

O material informativo específico para o evento está em português, inglês e espanhol e pode ser encontrado, além dos postos de informação, em pontos de interesse turístico, como hotéis, albergues, museus, centro culturais e até em bares e restaurantes. Também serão distribuídos 90 mil exemplares do Caminhos da Fé – publicação em português, espanhol e inglês que reúne as mais importantes igrejas históricas da cidade.  Além disso, o turista também tem a sua disposição as demais publicações fixas da Riotur, como o Mapa da Cidade.

Papa Francisco no Brasil

Com um público estimado em 1,5 milhão de pessoas, a Jornada Mundial da Juventude 2013 ocorre entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. O evento, realizado a cada dois ou três anos, promove um encontro internacional de jovens católicos o Papa. A última edição da JMJ ocorreu em 2011, em Madri, na Espanha, e reuniu cerca de 2 milhões de pessoas, de mais de 190 países.

O evento marca também a primeira grande visita internacional do papa Francisco desde sua nomeação como líder máximo da Igreja Católica, em 13 de março desde ano. O Pontífice chega ao Rio de Janeiro na tarde do dia 22 de julho, com retorno a Roma previsto para o dia 28. Sua agenda no Brasil contempla a visita à comunidade de Varginha, no complexo de Manguinhos, na zona norte do Rio, e ao Hospital São Francisco de Assis. Além disso, terá um encontro com a sociedade no Theatro Municipal, no centro da cidade, e ao Santuário de Aparecida, em São Paulo. O ponto alto fica por conta de duas grandes celebrações na praia de Copacabana, na zona sul do Rio, nos dias 25 e 26.

vc e o papa
Você conheceu os papas João Paulo II ou Bento XVI? Vai participar da Jornada Mundial da Juventude no Rio ou tentar encontrar com o Papa Francisco em Aparecida? Participe do vc repórter e envie seus relatos, fotos ou vídeos com os papas para o Terra.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade