PUBLICIDADE

Papa Francisco no Brasil

Adolescente infratora diz que bênção do Papa ajudará sua recuperação

26 jul 2013 - 15h04
(atualizado às 16h38)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Depois de se reunir com um grupo de detentos no interior do Palácio São Joaquim, residência do arcebispo do Rio de Janeiro, o papa Francisco rezou a Oração do Ângelus diante de uma multidão</p>
Depois de se reunir com um grupo de detentos no interior do Palácio São Joaquim, residência do arcebispo do Rio de Janeiro, o papa Francisco rezou a Oração do Ângelus diante de uma multidão
Foto: Mauro Pimentel / Terra

Um dos oito jovens infratores brasileiros que se reuniu nesta sexta-feira com o papa Francisco no Rio de Janeiro disse que a bênção que recebeu do Pontífice representa uma oportunidade única para refazer sua vida. "Deus me deu esta oportunidade. Preciso desta bênção para voltar a viver fora (do reformatório)", assegurou a adolescente de 18 anos, em declarações citadas em comunicado do governo do Rio de Janeiro.

A jovem relatou que entregou ao Pontífice uma poesia sua e uma figura que esculpiu de São Francisco em cerâmica. Ela acrescentou que em duas semanas poderá sair do reformatório e que considera a bênção como um estímulo para refazer sua vida.

Papa faz oração do Angelus no balcão do Palácio São Joaquim:

Francisco, que iniciou na segunda-feira uma visita de uma semana ao Brasil para participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), teve nesta sexta-feira um encontro particular com seis rapazes e duas garotas infratores de entre 16 e 18 anos reclusos em três diferentes reformatórios do Departamento Geral de Ações Sócio-Educativas (Degase) do Estado do Rio de Janeiro.

A reunião, que terminou com uma bênção aos infratores, foi realizada em uma das salas do Palácio Arcebispal do Rio de Janeiro na presença de educadores de jovens, mas o Vaticano se absteve de dar detalhes sobre o encontro por considerá-lo como um ato muito reservado.

Uma hora antes de seu encontro com os infratores, o Papa confessou cinco jovens em um dos confessionários projetados especialmente para a JMJ e colocados na Quinta da Boa Vista, na zona norte da cidade.

Os jovens, três brasileiros, um venezuelano e uma italiana, disseram ter sentido "uma grande emoção" por esse privilégio e destacaram que a simplicidade e a franqueza do Papa facilitaram a confissão.

"O Papa foi muito generoso e nos deixou muito tranquilos. Ele realmente é o santo pai do povo", disse o peregrino Renan Souza, 22 anos, funcionário da prefeitura de Paracuru, um pequeno município do Ceará, ao se referir ao desejo de Francisco de se aproximar das pessoas mais simples.

Papa Francisco no Brasil
A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013 ocorre entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. O evento, realizado a cada dois ou três anos, promove um encontro internacional de jovens católicos com o Papa. A última edição da JMJ ocorreu em 2011, em Madri, na Espanha, e reuniu cerca de 2 milhões de pessoas, de mais de 190 países. O JMJ 2013 marca também a primeira grande visita internacional do papa Francisco desde sua nomeação como líder máximo da Igreja Católica, em 13 de março deste ano.

vc e o Papa
Você já conheceu o Papa Francisco no Brasil? Está na Jornada Mundial da Juventude no Rio ou esteve em Aparecida? Participe do vc repórter e envie seus relatos, fotos ou vídeos com o Papa.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade