PUBLICIDADE

Oposição protocola pedido de abertura de CPI do MEC no Senado

28 jun 2022 - 14h57
(atualizado às 15h03)
Compartilhar
Exibir comentários

Um grupo de parlamentares de oposição ao governo protocolou nesta terça-feira (28) o requerimento para criar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) destinada a investigar as denúncias de corrupção e tráfico de influência no Ministério da Educação (MEC).

Oposição protocola pedido de abertura de CPI do MEC no Senado
Oposição protocola pedido de abertura de CPI do MEC no Senado
Foto: EPA / Ansa - Brasil

"Há um desejo no Senado de que esse esquema escandaloso que se instalou no Ministério da Educação tenha uma séria investigação", afirmou o líder da oposição ao governo no Senado, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), após entregar o pedido.

A criação de uma CPI ganhou força após o ex-ministro da Educação Milton Ribeiro e os pastores evangélicos Gilmar Santos e Arilton Moura serem detidos na operação "Acesso Pago", da Polícia Federal (PF), que investiga corrupção e tráfico de influência dentro da pasta relacionados às verbas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O ex-ministro foi libertado no dia seguinte, mas as investigações permanecem. Na semana passada, inclusive, uma interceptação telefônica sugeriu que Ribeiro começou a suspeitar que seria alvo da operação da PF depois de receber uma ligação do presidente Jair Bolsonaro.

"Desde a semana passada, é de conhecimento de todos, em áudio do próprio senhor Milton Ribeiro, de que o presidente da República interveio de forma clara para impedir que a investigação avançasse, em um claro crime, conforme o Código Penal, de obstrução às investigações e de uso de informações privilegiadas", acrescentou Randolfe.

De acordo com o líder da oposição no Senado, "não há dúvida de que se instalou uma quadrilha no MEC" e "os indícios são fortes que os esquemas dessa quadrilha chegam ao Palácio do Planalto".

"O medo que tem Jair Bolsonaro das declarações de Milton Ribeiro, Gilmar e Arilton, dão conta, inequivocadamente, de que existe indícios de que esse esquema de corrupção tem tentáculos no Palácio do Planalto", enfatizou Randolfe, que recolheu assinaturas de 31 senadores.

Agora, para a comissão iniciar os trabalhos, será necessário que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), faça a leitura do documento no plenário - ato que representa uma etapa do rito legislativo para que o pedido possa ser publicado no "Diário Oficial do Senado".

Ansa - Brasil   
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade