PUBLICIDADE

ONU faz campanha por igualdade e respeito aos gays no Brasil

De acordo com a entidade, uma pessoa morre por dia no País por causa de homofobia

28 abr 2014 - 22h11
(atualizado às 22h31)
Compartilhar
Exibir comentários

A ONU lançou nesta segunda-feira em São Paulo uma campanha para incentivar a igualdade e os direitos dos homossexuais diante dos "alarmantes" índices de violência contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT). De acordo com o diretor de informação da ONU no Brasil, Giancarlo Soma, uma pessoa morre por dia por causa de homofobia.

"As atitudes homofóbicas ainda estão por todo o planeta, o coletivo LGBT ainda sofre discriminação diária na rua, no trabalho, em pleno século XXI", afirmou Soma durante o lançamento da campanha 'Livres e Iguais'.

A iniciativa, criada pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos junto com a Fundação Purpose, foi lançada mundialmente em julho e chega agora no Brasil com o objetivo de "garantir mais atenção e mais respeito aos direitos dos grupos LGBT". Segundo relatório divulgado no início deste ano pelo Grupo Gay da Bahia, 312 homossexuais foram assassinados no Brasil em 2013, o que representa uma morte a cada 28 horas.

"Os Estados têm a obrigação jurídica de promover o respeito às pessoas do LGBT", disse durante a apresentação da campanha o representante-adjunto do alto comissário da ONU no Brasil, Humberto Henderson.

O presidente do Desfile do Orgulho Gay de São Paulo, Fernando Quaresma, reconheceu a importância do apoio da ONU para avançar na luta contra a homofobia. "É muito importante ter o apoio da ONU, embora seja tarde, para tratar o tema da campanha em países que não possuem leis contra a homofobia e condenam à morte os LGBT", comentou Quaresma.

Direitos Homossexuais: A trajetória contra o preconceito Direitos Homossexuais: A trajetória contra o preconceito

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade