PUBLICIDADE

Nova operação militar de menor escala deve começar na próxima semana na Amazônia

11 jun 2021 - 11h23
Compartilhar
Exibir comentários

O vice-presidente Hamilton Mourão confirmou nesta sexta-feira a recriação de uma operação de Garantia da Lei e da Ordem para combater o desmatamento na Amazônia, possivelmente a partir da próxima semana.

Vice-presidente Hamilton Mourão durante entrevista coletiva em Brasília
26/05/2021 REUTERS/Ueslei Marcelino
Vice-presidente Hamilton Mourão durante entrevista coletiva em Brasília 26/05/2021 REUTERS/Ueslei Marcelino
Foto: Reuters

"A GLO está autorizada pelo presidente. Conversei com ele ontem, já estamos fechando planejamento. Falei com ministro Paulo Guedes (Economia), os recursos são em torno de 50 milhões de reais para fazer isso pelos próximos dois meses, ele disse que isso não é problema. Então agora precisa fechar onde vai ser a principal área de operações", disse Mourão.

A GLO iniciada em maio de 2020 foi encerrada em 30 de abril, mas já na época Mourão, que é presidente do Conselho Nacional da Amazônia, afirmava que poderia haver uma nova GLO, menor, se houvesse manutenção dos números de desmatamento.

Na segunda-feira, quando anunciou que a nova GLO estava sendo analisada, Mourão afirmou que os números "não são bons".

Os dados do Deter, sistema de monitoramento por satélite da Amazônia, mostraram 1.391 km² de área desmatada em maio, em mais um recorde mensal e mais do que o dobro do registrado em abril.

De acordo com Mourão, a área de atuação da nova GLO, que será menor, estava sendo definida na quinta-feira. Os dados do Deter mostram áreas do Pará, Amazonas e Rondônia com a maior concentração de alertas de desmatamento no mês de maio, e a operação deve se concentrar também nessas regiões.

"Em princípio semana que vem", disse Mourão sobre o início da operação. "Eu quero reunir todo mundo, eu quero que Ibama e ICMBio cheguem junto. Se eles não chegarem junto não tem sucesso isso daí."

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade