PUBLICIDADE

Mesmo desmentido, boato sobre fim do Bolsa Família causa tumulto na BA

20 mai 2013 - 17h19
(atualizado às 17h22)
Compartilhar
Exibir comentários

Como aconteceu em todo o País, a tarde de domingo e a manhã desta segunda-feira foram de tumulto e filas nas agências da Caixa Econômica Federal (CEF) de Salvador (BA) por causa da circulação de um boato de que o governo federal teria cancelado os benefícios do Bolsa Família. Os problemas aconteceram nas unidades que ficam com os caixas eletrônicos abertos nos finais de semana, já que as agências estavam fechadas.

Uma das agências mais tumultuadas foi a do bairro do Comércio, especialmente por causa da facilidade de acesso dos moradores de bairros populares. De acordo com a babá Ana Maria Cruz, um vizinho deu a informação em sua casa e a mãe, que recebe o benefício, se apressou em partir para o banco. "Como ela precisa muito do dinheiro, saiu correndo, com chuva mesmo", recorda.

Também houve correria para as agências da Graça, Rodoviária, Cidadela, shoppings Iguatemi e Bela Vista, Rodoviária e avenida Paralela. A Polícia Militar enviou viaturas para várias agências, mas, segundo a Central de Informação das Polícias (Centel), não foram registradas ocorrências.

Na manhã desta segunda-feira o grande movimento se repetiu em frente à agência de Periperi, no Subúrbio Ferroviário, quando quase 100 pessoas formaram filas em frente ao prédio antes mesmo das 10h. Os funcionários do banco chamaram a Polícia Militar para controlar a situação, e só então foram para a parte de fora da agência esclarecer ao público que o programa continuava funcionando normalmente.

Além da questão dos boatos, algumas beneficiárias estiveram no local convencidas de que receberiam um abono extra por causa do Dia das Mães. Neste caso, a confusão foi provocada por um erro no sistema da Caixa, que liberou o dinheiro de alguns beneficiários mais cedo, dando a entender que haveria dois pagamentos no mesmo mês.

Além de irem às unidades da CEF, durante todo o dia os beneficiários procuraram os 21 Centros Referência de Assistência Social (CRAs), vinculados à Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza, que cuidam do cadastramento do programa em Salvador. Só na capital baiana, o Bolsa Família atende a 191 mil famílias. De acordo com o secretário Maurício Trindade, os funcionários dos centros estarão concentrados em fornecer informações adequadas sobre a manutenção do programa nos próximos dias, até que os boatos sejam completamente dissipados.

Boato leva multidão a agências da Caixa

Ainda no sábado, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, determinou que a Polícia Federal abra inquérito para apurar a origem do boato sobre a suspensão do Programa Bolsa Família. A informação falsa de que só seria possível sacar o benefício até sábado levou muitas pessoas às agências da Caixa Econômica Federal e dos Correios. A Presidência da República detectou a informação em Estados como a Paraíba, a Bahia, o Amazonas, o Maranhão e o Rio de Janeiro. O boato se espalhou pelas redes sociais e há beneficiários perguntando se o Bolsa Família será suspenso ou cancelado.

A Caixa Econômica Federal e o MDS divulgaram notas negando qualquer mudança no calendário de pagamento e reafirmando a manutenção das regras do programa.

"O Ministério do Desenvolvimento Social informa que não há qualquer veracidade nos boatos relativos à suspensão ou interrupção dos pagamentos do Programa Bolsa Família. O MDS reafirma a continuidade do Bolsa Família, assegura que o calendário de pagamentos divulgado anteriormente está mantido e que não há qualquer possibilidade de alteração nas regras", diz a nota do MDS.

"A Caixa Econômica Federal informa que o pagamento do Programa Bolsa Família ocorre normalmente de acordo com calendário estipulado pelo governo Federal", diz a nota da Caixa. O calendário de pagamento está no site da Caixa e pode ser consultado pelo telefone 0800 726 0101.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade