PUBLICIDADE

MediaON

Revolução digital na indústria cultural será debatida no MediaOn

16 nov 2011 - 12h07
(atualizado às 16h11)
Compartilhar

A Banda Mais Bonita da Cidade pode ser citada como o exemplo brasileiro mais forte e atual de como a internet revolucionou a indústria fonográfica e a relação dos artistas com seu público. O grupo, que teve grande parte de seu primeiro CD pago por meio do site de financiamento colaborativo Catarse, o disponibilizou totalmente de graça na web. É exatamente sobre esse novo cenário que o último painel do dia 23 de novembro da 5ª edição do MediaOn - Seminário Internacional de Jornalismo Online, realizado em São Paulo, se debruçará.

Veja a programação do evento

Inscreva-se já

Reunindo músicos, produtores e jornalistas, o debate 'A Música Além da Vida', marcado para iniciar às 17h30, abordará a revolução digital na indústria cultural e os efeitos na criação, produção e distribuição, além dos reflexos no diálogo com a mídia e público. Para discutir o assunto, foram convidados o crítico da revista Veja Sergio Martins, o executivo e produtor Marcos Maynard, o produtor Cláudio Prado e o músico, DJ e agitador cultural Tatá Aeroplano.

O Catarse é uma das plataformas que mais vem modificando a forma de artistas e produtores viabilizarem seus projetos. Seja para a produção de um CD ou espetáculo, a pessoa pode ter sua ideia divulgada pelo site e estipular valores a serem pagos por colaboradores que, em troca, receberão recompensas. Desde que foi criada, a página já contabilizou mais de 9 mil colaboradores e 108 projetos bem-sucedidos, o que somaria um montante de R$ 1.139.171 arrecadados.

Para mediar o debate do dia 23, foi convidado o músico e produtor Andre Jung, que já fez parte dos grupos Titãs e IRA!. Como produtor, ele foi responsável pelo primeiro álbum solo de um artista do hip hop brasileiro: Pergunte a Quem Conhece da dupla Thaíde e DJ HUM (1988). Recentemente, foi baterista e diretor musical do espetáculo que celebrou os 30 anos da Banda Performática, projeto multimídia do artista plástico José Roberto Aguilar.

MediaOn

O MediaOn, encontro realizado anualmente pelo Terra e Itaú Cultural, é um dos principais fóruns de debates sobre jornalismo digital e novas mídias. O evento será transmitido ao vivo entre os dias 22 e 24 de novembro.

Criado por jornalistas e profissionais da internet, o MediaOn reedita a curadoria dos jornalistas Antonio Prada, diretor de Mídia do Terra, Fernanda Cerávolo, gerente de Mídia do Google, e Jaime Spitzcovsky, colunista da Folha de S. Paulo. A produção executiva é de Felipe Morales Fonseca e Paula Grinover com a equipe do Itaú Cultural.

Os debates contam com a presença de representantes de veículos brasileiros, da América Latina, Europa e Estados Unidos. O tema do evento deste ano é "A transformação do ciclo da notícia, a revolução na indústria cultural e os efeitos na produção de conteúdo criativo".

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade