Lula pode ir à COP 30 para destravar negociações climáticas
Informação foi divulgada por fontes sob condição de anonimato
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avalia a possibilidade de participar, na próxima semana, das conversas da COP30, em Belém, para tentar destravar as negociações sobre diversos temas, incluindo o financiamento de programas voltados ao combate ao aquecimento global.
De acordo com fontes do governo que falaram sob condição de anonimato nesta sexta-feira (14) à CNN Brasil, o presidente poderia viajar à capital paraense para impulsionar o consenso em torno dos pontos mais controversos das discussões.
O governo brasileiro busca alcançar resultados concretos nesta primeira COP realizada na Amazônia, a qual o próprio Lula tem chamado de Cúpula da "verdade", destinada a deixar um legado que vá além de acordos retóricos.
A avaliação interna é de que a presença do presidente poderia aumentar a pressão política sobre os países que ainda resistem a compromissos mais ambiciosos em relação a metas e financiamento.
Segundo as fontes, outro tema que poderia entrar na pauta do petista, caso sua presença em Belém seja confirmada, seria a construção de um "mapa do caminho" para avançar no fim da dependência dos combustíveis fósseis.