PUBLICIDADE

Jango será enterrado nesta sexta com honras de Chefe de Estado

6 dez 2013 - 06h35
(atualizado às 06h49)
Compartilhar
Exibir comentários

Depois de 37 anos, o ex-presidente João Goulart será enterrado nesta sexta-feira, desta vez com honras de chefe de Estado. O novo enterro de Jango, como era conhecido o ex-presidente, será realizado na tarde desta sexta-feira no município de São Borja, a 630 quilômetros de Porto Alegre, na fronteira do Brasil com a Argentina.

Os restos mortais do ex-presidente João Goulart saem por volta das 7h30 da manhã da Base Aérea de Brasília, após terem sido analisados pelo Instituto Nacional de Criminalística do Departamento de Polícia Federal, depois de terem sido exumados no dia 13 de novembro. A exumação dos restos mortais de Jango, como era chamado, faz parte da investigação da Comissão Nacional da Verdade sobre a morte do ex-presidente.

Deposto pelo regime militar, Goulart morreu no exílio, na Argentina, em 6 de dezembro de 1976. A Comissão da Verdade analisa a possibilidade de o ex-presidente, que oficialmente teve como causa da morte um ataque cardíaco, ter sido assassinado no período da ditadura militar, na chamada Operação Condor, um plano organizado pelas ditaduras do Cone Sul para perseguir opositores.

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/50-anos-da-renuncia-janio/" href="http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/50-anos-da-renuncia-janio/">50 anos da renúncia de Jânio e da Legalidade</a>

No dia 14 de novembro, os restos mortais do ex-presidente foram recebidos com honras militares, em cerimônia que contou com a participação da presidenta Dilma Rousseff e dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, José Sarney e Fernando Collor.

Para a cerimônia de reinumação (novo enterro) foi decretado feriado no município. O novo enterro será acompanhado pela ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, por integrantes da Comissão da verdade, pela viúva Maria Thereza, os filhos João Vicente e Denize e os netos de Goulart.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade