Ipsos-Ipec mostra que 38% dos brasileiros aprovam pontificado do papa Leão XIV
Segundo estudo, 29% dos participantes não têm opinião formada
Uma pesquisa do instituto Ipsos-Ipec indica que 38% dos brasileiros consideram positivo o início do pontificado do papa Leão XIV, escolhido há dois meses. O levantamento foi divulgado às vésperas dos 100 dias de seu papado, que se completam neste sábado, 16.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
De acordo com a pesquisa, 14% dos entrevistados classificaram o pontificado como ótimo e 24% como bom. Outros 28% avaliaram como regular, enquanto 5% deram notas negativas, considerando a condução ruim ou péssima. Cerca de 29% dos participantes disseram não ter opinião formada ou preferiram não responder.
Foram ouvidas 2 mil pessoas entre 3 e 8 de julho de 2025, em 131 municípios de todas as regiões do Brasil. O nível de confiança é de 95%, com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Entre os católicos, a aprovação do papa é mais elevada: 54% avaliam o pontificado como ótimo ou bom, enquanto apenas 17% não opinaram. Já entre os evangélicos, a percepção é menos favorável: 22% aprovam, e o percentual de indecisos sobe para 41%.
Considerando os recortes por religião, a margem de erro é maior: três pontos percentuais entre católicos e quatro pontos percentuais entre evangélicos.