PUBLICIDADE

Greenpeace divulga imagem de bióloga brasileira e pede ajuda

9 dez 2013 - 14h24
(atualizado às 14h30)
Compartilhar
Exibir comentários

O Greenpeace divulgou nesta segunda-feira, em seu perfil no Twitter, uma foto da bióloga brasileira Ana Paula Maciel, 31 anos, agradecendo os esforços feitos pela libertação dos 30 tripulantes do navio quebra-gelos "Artic Sunrise", detidos após um protesto contra a extração de petróleo, na Rússia, em setembro. A organização pediu ainda ajuda para a libertação do grupo. 

“Precisamos de sua ajuda para levar Ana Paula, os ativistas e jornalistas de volta para casa. Envie uma carta ao embaixador da Rússia no Brasil Sergey Pogóssovitch pedindo a liberdade deles junto às autoridades russas”, diz um texto compartilhado através da mensagem na rede social. 

Detida no dia 18 de setembro, Ana Paula foi libertada no último dia 19, após pagar fiança. Ela segue respondendo ao processo, em que é acusada de pirataria e vandalismo, em liberdade. 

Acusações

Os 30 membros da tripulação do Arctic Sunrise foram detidos após um protesto no qual alguns tentaram escalar uma plataforma de petróleo. Eles foram encarcerados em Murmansk e depois transferidos para São Petersburgo.

Os ativistas foram acusados de pirataria, e depois de vandalismo, sem que esteja claro se a primeira acusação tenha sido retirada. Se forem condenados por pirataria, os ativistas podem cumprir uma pena de até 15 anos de prisão, enquanto a pena por vandalismo pode chegar a sete.

A ação do Greenpeace tinha como objetivo denunciar os riscos da exploração de petróleo no Ártico, uma região com ecossistemas particularmente frágeis. A apreensão do navio do Greenpeace e a detenção dos ambientalistas desencadeou protestos em todo o mundo.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade