PUBLICIDADE

Gilmar Mendes dá 2º voto para restringir foro privilegiado a todas autoridades

3 mai 2018 - 16h39
(atualizado às 16h48)
Compartilhar
Exibir comentários

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta quinta-feira para restringir o foro privilegiado para crimes cometidos por parlamentares federais apenas após a diplomação, e demais autoridades previstas na Constituição Federal, no caso dos delitos praticados depois da nomeação para o cargo.

Ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF)
22/03/2018
REUTERS/Ueslei Marcelino
Ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF) 22/03/2018 REUTERS/Ueslei Marcelino
Foto: Reuters

Gilmar seguiu a linha do voto do ministro Dias Toffoli, que no início da sessão de retomada do julgamento, apresentou um reajuste ao seu voto.

Na prática, essa posição de Gilmar e Toffoli garantiria foro só para crimes cometidos no exercício do cargo também para o presidente da República, o vice-presidente, ministros de Estado e ministros de tribunais superiores, por exemplo.

Originalmente, o voto de Toffoli só tinha impacto para parlamentares após a diplomação do cargo --a linha do voto do ministro Alexandre de Moraes, o primeiro a abrir divergência, e que por ora se mantém favorável à restrição do foro apenas para deputados federais e senadores após a diplomação.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade