PUBLICIDADE

Fortalecendo trajetórias: reforço escolar gratuito do IJCA abre inscrições

Programa é para moradores de São Gonçalo, Niterói, Maricá e Itaboraí que estejam do 9º ano do fundamental ao 1º ano do ensino médio Fortalecendo trajetórias: reforço escolar gratuito do IJCA abre inscrições

26 abr 2023 - 17h03
Compartilhar
Exibir comentários

Até dia 07 de maio estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Programa Fortalecendo Trajetórias, nas modalidades online e presencial, que consiste em aulas de Reforço Escolar em língua portuguesa (gramática e produção de texto) e matemática (álgebra e raciocínio lógico), totalmente gratuitas, no Instituto Jelson da Costa Antunes - IJCA, Niterói. Serão oferecidas 125 vagas, distribuídas em dois turnos (manhã e tarde) e cinco turmas, incluindo a de forma remota (horário da tarde).

Foto: Diário do Rio

Para se candidatar é necessário ter entre 13 e 17 anos e estar cursando o 9º ano do fundamental ou o 1º ano do ensino médio na rede pública das regiões de Itaboraí, Maricá, Niterói e São Gonçalo. Os interessados devem ler o edital e preencher um formulário de interesse, ambos estarão disponibilizados no site do  IJCA (www.ijca.org.br) e nas redes sociais do Instituto, Facebook e Instagram:@instituto.jca até a data citada.

A novidade deste ano é a 2ª etapa do Programa Fortalecendo Trajetórias com as inscrições disponibilizadas para os já inscritos. Com 75 vagas, ela ocorrerá no segundo semestre, com foco nas matérias de Língua Portuguesa e Matemática. Para ingresso, será realizada uma prova interna avaliativa com caráter eliminatória e os jovens devem se inscrever em, ao menos, dois processos seletivos em escolas de excelência de acordo com o Edital do Programa.

Com o projeto de Reforço Escolar, o IJCA visa promover o ingresso dos jovens em instituições de ensino de qualidade. Além das aulas, os estudantes receberão acompanhamento sócio-pedagógico, apostilas, orientação para processos seletivos de escolas públicas de excelência, auxílio passagem e alimentação para as aulas presenciais. Para os alunos em modelo virtual é oferecido o sistema Google Classroom, apostilas digitais e aulas pelo Google Meet.

No ato da inscrição, o candidato deve indicar no formulário se quer participar das aulas de forma remota ou presencial. Quem precisar e não tiver acesso à internet, pode comparecer na sede do Instituto, em Niterói, com agendamento prévio obrigatório, a ser feito via WhatsApp: (21) 97108-0952.

O Fortalecendo Trajetórias é um dos programas permanentes do IJCA desde 2005 e tem como objetivo criar oportunidades para jovens estudantes da rede pública desenvolverem seu potencial e ingressarem em instituições de ensino de qualidade, no ensino médio e superior.

De 2012 a 2022, mais de 950 alunos participaram do Fortalecendo Trajetórias e 35% desses alunos ingressaram nas escolas de ensino médio de qualidade, como o Pedro II, IFRJ, Firjan/Sesi, Faetec, Brasil-França, Brasil-China e Nata

SERVIÇO:FORTALECENDO TRAJETÓRIAS: REFORÇO ESCOLAR GRATUITO DO IJCA ABRE INSCRIÇÕES

Inscrições até dia 07 de maio de 2023.Gratuitos - sem taxa de inscrição. Inscrições pelo site institucional (www.ijca.org.br), Facebook e Instagram: @Instituto.JCA -

Endereço: IJCA - Rodovia Amaral Peixoto, 2504, Baldeador - Niterói.

Diário do Rio
Compartilhar
Publicidade
Publicidade