Estudantes do Colégio Marista Ipanema transformam histórias sobre a Zona Sul de Porto Alegre em livro
Projeto que terá sessão de autógrafos na Feira do Livro reúne seis turmas do 2º ano do Fundamental em produção literária coletiva
Alunos do 2º ano do Colégio Marista Ipanema, em Porto Alegre, transformaram pesquisas sobre a Zona Sul da capital em uma coleção de seis livros. A iniciativa pedagógica envolveu as crianças na escrita, ilustração e concepção editorial das obras, fortalecendo a alfabetização e a conexão com a comunidade. Os títulos serão lançados na Feira do Livro de Porto Alegre em 31 de outubro e apresentados na escola em 6 de novembro, com direito a animações em stop-motion criadas a partir das narrativas.
O olhar das crianças sobre o lugar onde vivem ganhou forma na literatura no Colégio Marista Ipanema, de Porto Alegre. Ao longo de 2026, seis turmas do 2º ano do Ensino Fundamental transformaram pesquisas sobre a Zona Sul da Capital em histórias coletivas, que deram origem a uma coleção de livros. As obras serão lançadas na Feira do Livro da cidade, em 31 de outubro, e também integrarão uma programação interna da escola, no dia 6 de novembro, com animações em stop-motion produzidas a partir das narrativas.
O projeto tem como tema norteador das pesquisas de Iniciação Científica o tema Zona Sul: nosso lugar de morar e cuidar. A partir dos interesses de cada turma, os estudantes investigaram diferentes aspectos da região, como a fauna, os espaços de convivência e a história local. Depois da etapa de pesquisa, os conhecimentos reunidos serviram de inspiração para a criação das histórias.
O resultado é uma coleção com seis títulos. No 2º ano A, será o Voo da amizade. A turma B criou Uma aventura na Vila de Pescadores, enquanto a C escreveu Fuleco em ação no Morro do Osso. Já a turma D produziu O mistério da ponte quebrada; a E, O segredo do Rio Guaíba; e a F, A porta das férias.
A produção dos livros envolveu as crianças em diferentes etapas do processo editorial. As histórias foram construídas coletivamente em sala de aula, e cada uma produziu a ilustração de uma página. Elas também participaram da pintura dos tecidos utilizados como fundos das páginas.
A proposta dialoga diretamente com um momento importante da trajetória escolar. No 2º ano, eles avançam na consolidação dos processos de leitura e escrita, ampliando a autonomia para produzir pequenos textos e desenvolvendo a escrita cursiva. Embora a alfabetização seja um processo que se estende pelos primeiros anos do Ensino Fundamental, a etapa é marcada pelo aprofundamento dessas aprendizagens.
"Quando a criança percebe que aquilo que ela pesquisa, escreve e desenha pode se transformar em um livro que será apresentado a outras pessoas, ela se reconhece como autora. É um processo que articula alfabetização, literatura, pesquisa e pertencimento ao território", destaca Elise de Moraes, coordenadora pedagógica do Colégio Marista Ipanema.
Saiba mais:
O Marista Ipanema faz parte da rede de colégios e escolas do Marista Brasil, que está presente em 21 estados brasileiros e no Distrito Federal, atendendo cerca de 100 mil crianças, jovens e adultos em 97 unidades de ensino. Os estudantes recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica alinhada aos desafios contemporâneos. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em: maristabrasil.org.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.