Script = https://s1.trrsf.com/update-1790713512/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Brasil

Publicidade

Defesa Civil alerta para elevação do Guaíba e risco de inundação em Porto Alegre

Alerta vale até domingo (4) e abrange o bairro Arquipélago e regiões ribeirinhas das zonas Sul e Extremo Sul da Capital

2 out 2026 - 12h06
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
A Defesa Civil de Porto Alegre emitiu um alerta hidrológico para a elevação do Guaíba e o risco de inundação até as 12h de domingo (4). O aviso atinge o bairro Arquipélago e áreas ribeirinhas das zonas Sul e Extremo Sul da capital. O aumento do nível do lago, com possibilidade de superar a cota de inundação, decorre das recentes chuvas e da previsão de vento sul. O órgão orienta os moradores de regiões ribeirinhas a monitorarem os comunicados oficiais e a evolução do cenário meteorológico.

A Defesa Civil de Porto Alegre emitiu um alerta hidrológico para a elevação do nível do Guaíba e a possibilidade de inundação em áreas próximas às margens. O aviso é válido até as 12h deste domingo (4) e inclui o bairro Arquipélago e regiões ribeirinhas das zonas Sul e Extremo Sul da Capital.

Foto: Divulgação / Porto Alegre 24 horas

A previsão considera as chuvas registradas nos últimos dias nas áreas que contribuem para o Guaíba. Segundo o modelo hidrológico utilizado pela Defesa Civil, a combinação desse volume de chuva com a previsão de vento sul pode fazer o nível do lago subir nos próximos dias.

Com a elevação, existe possibilidade de o Guaíba superar a cota de inundação em pontos monitorados. A orientação é que moradores de áreas próximas às margens acompanhem as atualizações dos órgãos oficiais e fiquem atentos a eventuais mudanças no cenário.

O alerta permanece em vigor até o meio-dia de domingo, mas a situação poderá ser atualizada conforme a evolução das condições meteorológicas e dos níveis do Guaíba.

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra