PUBLICIDADE

Corpo de Jango é levado para o RS e será enterrado com honras de Estado

6 dez 2013 - 09h21
(atualizado às 09h25)
Compartilhar
Exibir comentários
O corpo do ex-presidente João Goulart embarca em um avião da FAB de Brasília para São Borja (RS)
O corpo do ex-presidente João Goulart embarca em um avião da FAB de Brasília para São Borja (RS)
Foto: Secretaria de Direitos Humanos / Divulgação

O corpo do ex-presidente João Goulart, o Jango, foi levado na manhã desta sexta-feira de Brasília para São Borja (RS), a 630 quilômetros de Porto Alegre, na fronteira do Brasil com a Argentina, onde será sepultado com honras de chefe de Estado. Os restos mortais embarcaram em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que decolou da Base Aérea de Brasília por volta das 8h. A aeronave deve chegar à cidade gaúcha ao meio-dia.

<a href="http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/50-anos-da-renuncia-janio/">50 anos da ren&uacute;ncia de J&acirc;nio e da Legalidade</a>

A prefeitura de São Borja decretou feriado nesta sexta-feira. Às 14h, haverá uma missa em homenagem ao ex-presidente. Em seguida, ocorrerá a reinumação (novo enterro).

O corpo de Jango foi analisado pelo Instituto Nacional de Criminalística do Departamento de Polícia Federal depois de ter sido exumado no dia 13 de novembro. A exumação dos restos mortais de Jango faz parte da investigação da Comissão Nacional da Verdade sobre a morte do ex-presidente.

Deposto pelo regime militar, Goulart morreu no exílio, na Argentina, em 6 de dezembro de 1976. A Comissão da Verdade analisa a possibilidade de o ex-presidente, que oficialmente teve como causa da morte um ataque cardíaco, ter sido assassinado no período da ditadura militar, na chamada Operação Condor, um plano organizado pelas ditaduras do Cone Sul para perseguir opositores.

No dia 14 de novembro, os restos mortais do ex-presidente foram recebidos com honras militares, em cerimônia que contou com a participação da presidenta Dilma Rousseff e dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, José Sarney e Fernando Collor.

<a href="http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/presidentes/">Presidentes da Rep&uacute;blica</a>

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade