PUBLICIDADE

Comissão da Câmara de Campinas investigará prefeito sobre fraude

23 mai 2011 - 22h59
(atualizado às 23h16)
Compartilhar

Rose Mary de Souza
Direto de Campinas

Por unanimidade, os 33 vereadores de Campinas votaram na noite desta segunda-feira pela criação de uma Comissão Processante (CP) que pode afastar o prefeito Helio de Oliveira Santos (PDT). Cerca de 600 pessoas lotaram todos os lugares dentro da Casa durante a tumultuada sessão e perto de 1 mil ficaram do lado de fora. A Guarda Municipal reforçou a segurança e foi colocado um telão para quem não conseguiu entrar.

Na sexta-feira a polícia prendeu provisoriamente 11 pessoas acusadas de envolvimento em um esquema de fraudes na contratação de serviços pela Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento (Sanasa). Nove pessoas são consideradas foragidas, dentre elas o vice-prefeito de Campinas Demétrio Vilagra e dois secretarios municipais. A primeira-dama e chefe de gabinete, Rosely Nassin Santos, foi beneficiada por um habeas corpus preventivo.

A CP tem até 90 dias para apurar fatos e propor um impeachment do prefeito. Ela foi proposta pelo vereador Artur Orsi (PSDB) com base nas acusações de tráfico de influência, corrupção e fraudes em licitações no primeiro escalão da administração apontadas pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Publico.

O prefeito negou nesta segunda-feira que soubesse de irregularidades em seu governo. "Não tinha conhecimento da denúncia. Se tivesse, teria mandado fazer auditoria e sindicância", disse. De acordo com ele, os secretários municipais Francisco de Lagos Viana Chagas (Comunicação) e Carlos Henrique Pinto (Segurança Pública) renunciariam aos cargos nesta segunda "para não criar constrangimento ao governo e para terem tempo para suas defesas", mas até as 18h nenhum dos dois havia se afastado dos cargos. O vice-prefeito Demétrio Vilagra deixou nesta segunda a presidência da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa). Mas, segundo Hélio, ele não sairá da vice-prefeitura.

De acordo com o prefeito, faltam indícios que comprovem o esquema. "Há irregularidades que estão sendo apontadas, mas precisam ser provadas. Também é necessário garantir o direito da ampla defesa." Para ele, há uso político das denúncias.

Com informações da Agência Brasil

Em sessão tumultuada por protestos, vereadores criaram comissão que pode afastar o prefeito
Em sessão tumultuada por protestos, vereadores criaram comissão que pode afastar o prefeito
Foto: Denny Cesare / Futura Press
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade