Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Veja o que abre e fecha no feriadão de 9 de Julho em SP

5 jul 2013 - 15h42
(atualizado às 18h34)
Compartilhar
Exibir comentários

Com o feriado da Revolução Constitucionalista, comemorado na terça-feira, 9 de julho, comércio e serviços funcionarão em horários diferenciados em São Paulo. O rodízio de veículos será suspenso na segunda e na terça-feira, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Confira o que abre e o que fecha em São Paulo neste feriadão:

Abastecimento

Os mercados municipais funcionarão nos seguintes horários no feriado: Kinjo Yamato, das 3h às 13h; Paulistano (Central), das 6h às 18h; Central Leste e Vila Formosa, das 7h às 13h; Pirituba, das 7h às 14h; Ipiranga, Sapopemba, Tucuruvi, Penha e Teotônio Vilela, das 8h às 13h; Guaianases, das 8h30 às 13h. Não abrirão: Lapa, Pinheiros, Santo Amaro e São Miguel. Na segunda-feira, os mercados abrirão nos locais e horários habituais.

Já os sacolões terão os seguintes horários no feriado: Jaguaré, das 6h30 às 13h; Brigadeiro, Butantã, Jaraguá e João Moura, das 7h às 13h; Bela Vista, City Jaraguá e Rio Pequeno, das 7h às 14h; Avanhandava e Piraporinha, das 7h às 14h30; Estrada do Sabão e Freguesia do Ó, das 7h às 15h; Lapa, das 8h às 13h; e Cidade Tiradentes, das 8h às 15h; Cohab Adventista, Santo Amaro e São Miguel não atenderão. Na segunda-feira, os sacolões funcionarão nos locais e horários habituais.

As feiras livres funcionarão no feriado nos locais e horários habituais. Na segunda-feira não há feiras livres. 

Água e Esgoto

A Central de Atendimento da Sabesp (telefone 195) funciona 24 horas, durante todo o feriado, atendendo aos casos emergenciais na Grande São Paulo. Já as agências comerciais não abrem nesta terça-feira, assim como os guichês nos postos do Poupatempo.

Os serviços de atendimento do Disque Sabesp (0800-772-3633), não funcionará no feriado e na segunda-feira o atendimento será das 7h às 21h. O Disque Poupatempo (0800-772-3633) não funcionará no feriado, mas atenderá das 7h às 20h na segunda-feira. A Ouvidoria Sabesp (0800-055-0565) não funcionará na terça-feira, mas atenderá na segunda das 8h às 18h. O serviço  Sabesp Soluções Ambientais (0800-771-2482) funcionará das 8h às 18h de segunda-feira não abrirá na terça-feira.

O atendimento online funcionará na segunda-feira das 8h às 21h e não estará aberto na terça-feira 

Assistência Social

Vão funcionar nos dias 6, 7, 8 e 9 os serviços de emergência e acolhida que são oferecidos 24 horas, sem interrupção: Serviços de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (Abrigos), Centros de Acolhida (antigos albergues) e a Central de Atendimento e de Emergência – 156 

Não abrirão: Loja Social, Centro de Referência de Assistência Social, Coordenadoria de Assistência Social e Centro de Referência Especializado de Assistência Social.

Bancos

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), não haverá atendimento bancário na terça-feira. As contas com vencimento marcado para o dia 9 poderão ser pagas no próximo dia útil, quarta-feira, sem incidência de multa. Os caixas eletrônicos e canais como o internet banking funcionarão normalmente.

Correios

As agências dos Correios da capital paulista, Grande São Paulo, ABCD Paulista, região de Mogi das Cruzes, Baixada Santista e Vale do Ribeira estarão fechadas no feriado, com exceção da agência do Aeroporto Internacional de Guarulhos, que funcionará em regime de plantão, das 9h às 17h. Na segunda-feira o funcionamento das agências será normal.

Mais informações podem ser obtidas por meio da Central de Atendimento dos Correios, nos telefones 3003-0100 (capital e região metropolitana) e 0800-725 7282 (demais localidades), que funciona das 8h às 18h em sábados, domingos e feriados, e das 8h às 20h de segunda a sexta-feira.

Cultura

No sábado, domingo, segunda-feira e terça-feira os equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura funcionarão nos seguintes horários: Arquivo Histórico Municipal será aberto no dia 6, das 9h às 17h, Beco do Pinto, das 9h às 17h, Bibliotecas de Bairro, abertas nos dias 6 e 7, Biblioteca Mário de Andrade, nos dias 6 e 8, das 10h às 17h, Bibliotecas Monteiro Lobato, Álvares de Azevedo, Cora Coralina, PE, José de Anchieta, Raul Bopp, Viriato Correa e Paulo Setubal, abertas nos dias 6 e 7.

A Biblioteca Pública Circulante (Mário de Andrade) estará fechada na segunda e terça. Os Bosques de Leitura abrirão nos dias 6 e 7. A Capela do Morumbi abrirá das 9h às 17h, assim como a Casa da Imagem (antiga Casa nº 01), Casa do Grito, Casa Modernista, Casa do Sertanista e Casa do Tatuapé. O Centro Cultural São Paulo abrirá nos dias 6, 7 e 9 com programação normal. No dia 8 abrirá só a parte dos jardins, sem nenhuma atividade. 

O Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso abrirá no dia 6 das 10h às 20h. Nos dias 7 e 9 abrirá de 10h às 18h. O Centro Cultural da Penha abrirá nos dias 6, 7 e 9, assim como a Galeria Olido. A Hemeroteca fechará todos os dias. O Monumento à Independência (Capela Imperial) abrirá das 9h às 17h. Os Ônibus bibliotecas funcionarão normalmente nos dias 6, 7 e 9. O Pavilhão das Culturas Brasileiras abrirá das 9h às 17h. O Ponto de Leitura Piqueri abrirá nos dias 6 e 7. Já o Sítio da Ressaca abrirá das 9h às 17h assim como o Sitio Morrinhos e o Solar da Marquesa de Santos. 

O Teatro Alfredo Mesquita abrirá nos dias 6 e 7, assim como o Teatro Cacilda Becker, o Teatro Décio de Almeida Prado, Teatro João Caetano, Teatro Martins Penna, Teatro Zanoni Ferrite

O Teatro Artur Azevedo, o Teatro Flávio Império e o Teatro Paulo Eiró estarão fechados para reforma. Teatro Municipal abrirá para visitas monitoradas no dia 6, das 10h às 17h, e no dia 9 das 10h às 18h30. Haverá espetáculo do Balé da Cidade no dia 6 às 20h e no dia 7 às 11h e 18h.

Todas as Casas Históricas, Galeria Olido e os Centros Culturais não funcionam às segundas-feiras. 

Educação

Não haverá aulas nas escolas municipais, que voltarão a funcionar apenas na quarta-feira em seus horários habituais. Os Centros Educacionais Unificados abrirão nos dias 6, 7 e 9 só para atividades esportivas e culturais nos horários habituais.

Esportes

Os Clubes da Cidade abrirão apenas para as atividades esportivas e de lazer nos dias 6,7 e 9, permanecendo fechados na segunda-feira. 

Saúde

No dia 8, todos os equipamentos funcionarão normalmente. Hospitais e Prontos-Socorros atenderão o dia todo. As Unidades Básicas de Saúde (UBS), AMAs Especialidades e Ambulatórios de Especialidades funcionam na segunda-feira, mas fecham no feriado de terça-feira e voltam a abrir na quarta-feira. As 120 AMAs tradicionais abrem de segunda-feira a sábado, inclusive no dia 9 de julho, das 7h às 19h. As AMAs que funcionam 24 horas abrem todos os dias, sem interrupções.

Subprefeituras

As Praças de Atendimento não abrirão nos dias 6, 7, 8 e 9 e voltam a funcionar na quarta-feira no horário habitual. 

Trabalho

As unidades do Centro de Apoio ao Trabalho e do Banco São Paulo Confia não funcionarão nos dias 8 e 9 e voltarão a atender na quarta-feira no horário habitual. 

Verde e Meio Ambiente

Os parques municipais abrirão normalmente com a exceção do Parque da Luz, que fecha às segundas-feiras.

CPTM

Entre os dias 6 e 9 de julho, a CPTM aproveita a redução do número de usuários no sistema para intensificar as obras de modernização em suas linhas. Haverá interdições em trechos das linhas 7-Rubi e 12-Safira. O sistema Paese será acionado para que ônibus completem a viagem dos usuários nesses trechos. É necessário retirar senha na área interna das estações, antes de sair da área paga. Nas demais linhas, a operação será feita com maior intervalo.

Linha 7-Rubi - No sábado, das 20h até o fim da operação comercial, haverá serviços nos equipamentos de via próximo a estação Luz. Já no domingo, durante todo o dia, das 4h à meia-noite, a circulação de trens estará interrompida entre as estações Perus e Pirituba. Para o deslocamento dos usuários serão disponibilizados ônibus gratuitos. Na terça, durante todo o dia, das 4h à meia-noite, os serviços prosseguirão entre estações Perus e Pirituba, mas sem a interrupção da circulação de trens. Na terça não haverá circulação de trens na extensão Francisco Morato-Jundiaí das 4h às 10h.  Ônibus gratuitos percorrerão o trecho.

Linha 8-Diamante - No domingo, das 4h às 20h, os serviços estarão concentrados na substituição de equipamentos de infraestrutura entre as estações Sagrado Coração e Itapevi.

Linha 9-Esmeralda - No sábado, das 18h até o fim da operação comercial, os trabalhos serão executados no sistema de rede aérea próximo a estação Santo Amaro. No domingo, das 4h à meia-noite, os serviços se estenderão até a estação Socorro. Na terça-feira, das 4h à meia-noite haverá substituição de equipamentos de via entre as estações Morumbi e Granja Julieta.

Linha 11-Coral/ Expresso - Das 18h do sábado à meia-noite do domingo, haverá trabalhos no sistema de rede aérea e nos equipamentos de infraestrutura próximo a estação Brás.  Das 23h da segunda-feira à meia noite da terça-feira, os serviços iniciados no fim de semana se estenderão até a estação Guaianazes e serão realizadas obras no sistema de sinalização entre as estações Corinthians-Itaquera e José Bonifácio.

Linha 11-Coral extensão Guaianazes - Estudantes - Das 18h do sábado à meia-noite do domingo, serão implantados equipamentos de infraestrutura próximo à estação Suzano.  Na terça-feira, das 4 às 18h, os trabalhos prosseguirão na região da estação Suzano.

Linha 12-Safira - Das 18 do sábado à meia-noite do domingo, haverá trabalhos no sistema de rede aérea e na sinalização entre as estações Tatuapé e Engenheiro Goulart. Na terça-feira, das 4h à meia-noite, não haverá circulação de trens entre as estações Brás e Engenheiro Goulart. A opção para os usuários é utilizar a Linha 11-Coral até a estação Tatuapé. E, para seguir viagem, ônibus gratuitos farão o percurso até a estação Engenheiro Goulart. Também haverá intervenções entre as estações Itaim Paulista e Jardim Romano, mas sem a interrupção de circulação de trens.

Metrô

A partir desta sexta-feira, o Metrô adotará esquema especial de operação para atender os usuários durante o feriado. Quem optar por deixar a cidade utilizando os terminais rodoviários do Tietê ou do Jabaquara poderá contar com reforço na oferta de viagens no período da noite, na Linha 1-Azul (Jabaquara–Tucuruvi).

No sábado e domingo, a oferta de viagens em todas as linhas metroviárias será semelhante à oferecida nos finais de semana. Na segunda-feira, a frota de trens em operação também será similar a que opera em dia útil. Já na terça-feira, em função do feriado, a oferta de viagens programada será equivalente a de um domingo.

Na quarta-feira, para atender os usuários que retornam à cidade, o início da operação será antecipado para as 4h nas linhas 1-Azul, 2-Verde (Vila Prudente–Vila Madalena) e 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera–Palmeiras/Barra Funda). Na Linha 5-Lilás (Capão Redondo–Largo Treze), a operação terá início no horário habitual, às 4h40. Com isso, serão ofertadas aos usuários 20 viagens a mais na Linha 1-Azul; 8 viagens adicionais na Linha 2-Verde e 22 viagens extras na Linha 3-Vermelha.

Ônibus

Segundo a São Paulo Transporte (SPTrans), na segunda-feira, a frota de ônibus que circulará na capital paulista será semelhante à utilizada em um sábado, 70% do total de veículos usados em dias úteis. Na terça-feira, a frota em operação será equivalente ao efetivo dos domingos (50%). 

Trânsito

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) implantará esquema especial de trânsito para o feria prolongado, entre sexta-feira e terça-feira. A companhia comunica que, no dia do feriado, terça-feira, estará suspenso Rodízio Municipal para veículos, bem como a Zona de Máxima Restrição à Circulação  de Caminhões (ZMRC) e a Zona de Máxima Restrição ao Fretamento (ZMRF).

As restrições, no entanto, seguem mantidas na segunda-feira. Na quarta-feira, as proibições voltam a valer normalmente. 

As ciclofaixas de lazer serão ativadas normalmente somente no domingo. Apenas o trecho da Ciclofaixa de Lazer Guarapiranga será desativada no domingo, em função da realização da corrida da etapa paulista do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck. Já na terça-feira do feriado não teremos ciclofaixa de lazer na cidade. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade