vc repórter: prefeitura cede ônibus para transporte do MTST, em SP
Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) usaram um ônibus municipal após protesto realizado no centro de Embu das Artes, região metropolitana de São Paulo, no dia 7 de março. O veículo serviu para levar as famílias de volta ao acampamento em um terreno no Parque Pirajuçara.
Segundo o MTST, cerca de duas mil famílias protestaram contra a decisão judicial que determinou a reintegração de posse do terreno conhecido como Roque Valente, no último dia 2 de março.
Ao Terra, a assessoria da prefeitura de Embu das Artes disse que tem atuado como "mediadora de conflito" e que o ônibus foi disponibilizado para levar os manifestantes de volta ao acampamento por "proteção" e preocupação com "a quantidade de idosos, gestantes e crianças do movimento".
Após críticas de alguns moradores, a administração municipal afirmou que o uso do ônibus não configura improbidade administrativa. "A prefeitura não incentivou a manifestação, apenas resolveu a questão da melhor forma possível", informou. Segundo a administração, a conduta foi avisada ao Ministério Público, e não foi instaurado nenhum inquérito sobre o assunto.
Novo Pinheirinho
A ocupação do terreno de Roque Valente foi batizada de Novo Pinheirinho pelo MTST, em protesto à desocupação da favela do Pinheirinho, em São José dos Campos, em janeiro.
Segundo o Movimento, 800 famílias ocuparam o terreno de 433 m² no dia 2 de março. Em uma ação semelhante, no mesmo dia, 450 famílias ocuparam um terreno em Santo André, no ABC Paulista.
O terreno em Embu das Artes é da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU), que pretende construir habitações e criar uma área de preservação no local. A prefeitura informa que "o projeto está parado desde 2005, quando a Justiça concedeu, a um grupo de ambientalistas, uma liminar que impede qualquer tipo de construção e determinou uma perícia para o destino da área".
A assessoria afirma que reuniões com o CDHU, com a presença do prefeito Chico Brito (PT), estão sendo realizadas desde o dia da marcha para se chegar a um consenso quanto à ocupação e o uso do terreno.
Os internautas Rodolfo Almeida e Francisco Mourão, de Embu das Artes (SP), participaram do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.