vc repórter: prefeito de Tubarão morre aos 51 anos em SC
Morreu na noite desta quarta-feira, no Hospital e Maternidade Socimed, o prefeito do município de Tubarão (SC), Manoel Antonio Bertoncini Silva (PSDB).
Bertoncini estava internado desde a última sexta-feira em razão de um acidente vascular encefálico (AVE). Desde 2008, o prefeito enfrentava complicações decorrentes de um câncer pulmonar.
A prefeitura decretou luto oficial de sete dias e ponto facultativo nesta quinta-feira nas repartições públicas municipais de Tubarão, incluindo as escolas e postos municipais. O atendimento terá o expediente normalizado na sexta-feira.
O velório começou às 6h de hoje, no Espaço Integrado de Artes da Unisul, e deve contar com a presença do governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo. Às 16h, uma missa de corpo presente será realizada na Catedral Diocesana. De lá, o corpo será levado a Balneário Camboriú, onde será cremado em cerimônia reservada a parentes e amigos.
"O amor e o carinho que o Manoel tinha pela cidade é o maior exemplo que ele deixa para todos nós e esperamos que a família tubaronense siga esse modelo de dedicação e empenho. Ele foi um guerreiro, até o fim", disse o prefeito em exercício, Felippe Collaço.
Nascido em Orleans, Manoel Bertoncini formou-se médico em 1986 pela Universidade Federal de Santa Catarina e era casado com a cardiologista Márcia Regina, com quem teve dois filhos.
Filiado ao PSDB, Bertoncini assumiu a secretaria municipal de Saúde de Tubarão em 2001 e foi vice-presidente do Conselho dos Secretários de Saúde de Santa Catarina. Em 2004, foi eleito vereador, e em 2008, venceu as eleições para a prefeitura da cidade, Poucos dias após ser eleito prefeito, Bertoncini foi diagnosticado com um câncer pulmonar.
A internauta Elisabett Moreira, de Tubarão (SC), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.