vc repórter: praça é ocupada por moradores de rua em SP
A Praça do Centenário de Vila Prudente, localizada próxima a rua Ettore Ximenes, na zona leste de São Paulo (SP), está ocupada por moradores de rua há mais de um mês, segundo residentes da região.
O local, que antes era um espaço de lazer, está repleto de lixo e o mau cheiro é muito forte. De acordo com o morador Adriano Aleksejavas, os mendigos chegam a proibir que crianças brinquem na praça. "Eles não deixam nem elas andarem de bicicleta", conta. Adolescentes e aposentados também deixaram de frequentar o lugar.
Segundo Adriano, essas pessoas começaram a ocupar a praça depois que a prefeitura realizou obras no Largo da Vila Prudente, em frente à Praça Padre Damião, onde elas costumavam ficar anteriormente. O local foi todo cercado por uma grade de aproximadamente 40 cm.
Na última semana, os moradores de rua começaram a montar barracas na Praça do Centenário, bem próximas ao fundo da Biblioteca Ricardo Ramos. O local ainda é próximo à Unidade Básica de Saúde de Vila Prudente e a uma escola municipal.
Em nota, a assessoria de imprensa da Subprefeitura de Vila Prudente informa que irá realizar uma vistoria no local. O órgão afirma ainda que, em questões como esta, os assistentes sociais da prefeitura fazem a abordagem para tentar encaminhar os moradores para os albergues mais próximos.
O internauta Adriano Aleksejavas, de São Paulo (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.