vc repórter: Parada Gay colore as ruas de cidade no sudoeste da BA
As ruas de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, ficaram coloridas no último domingo com a realização da 4ª edição da Parada do Orgulho de ser LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais). Segundo estimativa da Polícia Militar, cerca de 800 pessoas participaram da ação. A concentração do evento começou por volta das 14h na praça Guadalajara, localizada no bairro Recreio.
Com a presença de um trio elétrico, o público seguiu, já no início da noite, em direção à praça Barão do Rio Branco, no centro da cidade. “Família é diversidade” foi o tema escolhido este ano para a ação realizada pelo Grupo de Lésbicas Safo, que tem o apoio da prefeitura de Vitória da Conquista desde a primeira edição do evento.
Além da parada, uma audiência pública na sexta-feira, na Câmara Municipal, e um seminário no sábado, na sede conquistense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), estão programados para esta semana. Durante todo o mês, a administração municipal também prevê atividades que serão realizadas pela Assessoria Técnica de Assuntos para a Diversidade Sexual.
Segundo a prefeitura, em 2012, a terceira edição da parada levou às ruas centrais da cidade cerca de 6,5 mil pessoas. Para este ano, a expectativa do Grupo Safo era de que ao menos 8 mil pessoas comparecessem ao movimento, porém o mal tempo acabou afastando os paricipantes.
O internauta Anderson Oliveira, de Vitória da Conquista (BA), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.