vc repórter: esgoto a céu aberto atinge Vila São Pedro, em SBC
Moradores da altura do número 160 da Passagem dos Pássaros, na Vila São Pedro, em São Bernardo do Campo (SP), convivem com a passagem de esgoto a céu aberto no fundo de suas residências. "Várias crianças que residem próximo ao local desenvolveram problemas respiratórios devido ao forte cheiro exalado pela água", conta o internauta Antonio Pinho.
A preocupação aumenta ainda mais nos meses de verão, época em que as chuvas costumam ser intensas. "O esgoto desemboca em um barranco que tem o risco de deslizar. As pessoas vivem na iminência de um acidente anunciado", afirma Pinho. Após vistoria realizada no local, a Defesa Civil do município afirma que a área não apresenta risco de desmoronamento.
De acordo com a Prefeitura de São Bernardo do Campo, além da água da chuva, o lugar recebe esgoto residencial do conjunto habitacional Tiradentes. A canalização é dever da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). "Há mais de cinco anos, quando o serviço ainda era de responsabilidade do Departamento de Água e Esgoto (DAE), iniciaram uma obra de canalização que até agora não foi finalizada", afirma Pinho.
Em nota, a prefeitura afirma que uma caixa de captação de águas pluviais será construída no local pela Secretaria de Serviços Urbanos. A obra servirá para redistribuir a precipitação recebida para outras tubulações de drenagem. Segundo a administração, os serviços devem ser realizados até o fim deste mês.
O internauta Antonio Pinho, de São Bernardo do Campo (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.