vc repórter: com mais de 1,6 mi luzes de Natal, casa é atração em Mauá
Para dezenas de visitantes e moradores de Mauá, na Grande São Paulo, a chegada do Natal foi celebrada na noite do último sábado, quando as luzes de Natal se acenderam na rua Zequinha de Abreu, no Jardim Sônia Maria. Há 29 anos, a residência vira ponto turístico da cidade nesta época do ano, quando a casa do morador Ivan Wagner é iluminada por milhares de lâmpadas e enfeites.
Segundo Ivan, os preparativos para deixar a casa pronta a tempo começaram no dia 1º de julho. De olho na sustentabilidade, 10 mil garrafas pets foram usadas na decoração, que conta com 70% das lâmpadas de LED. “Já teve ano em que a conta de luz de dezembro chegou a R$ 15 mil, mas com o uso das lâmpadas de LED os custos diminuíram bastante. Nossa meta é chegar aos 100%”, conta o morador.
“Ano passado foram usadas 1.620.000 lâmpadas. Não posso dizer quantas usamos este ano porque faremos um concurso cultural para que as pessoas tentem acertar. Mas o número é maior que o do ano passado, essa é a dica que posso dar”, revelou Ivan.
A expectativa é que em 2013, a “Casa do Papai Noel”, como ficou conhecida, supere a marca de 1,4 milhão de visitantes registrada no ano anterior. Para auxiliar na visitação, que é gratuita, cerca de 50 voluntários se revezam, e ajudam também a recolher as milhares de cartas enviadas ao “bom velhinho”.
“Quem quiser pode escolher uma carta e adotar, doando um presente ou uma cesta básica. Em 2012 recebemos 45 mil cartas, e 5 mil delas foram adotadas por visitantes que se disponibilizaram a ajudar”, relembra.
O internauta Ivan Wagner, de Mauá (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.