Turista morre após queda de asa-delta no litoral norte de SP
Piloto tinha 54 anos e caiu de uma altura de 40 metros. Acidente ocorreu no domingo, 13, em Caraguatatuba
Um piloto de asa delta morreu, na tarde deste domingo, 13, após decolar de uma rampa de saltos no Morro de Santo Antônio e cair em uma área de mata, em Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo. A vítima tinha 54 anos e era moradora do bairro Vila Matilde, em São Paulo.
Acionadas, as equipes do Corpo de Bombeiros localizaram o turista ainda vivo, 250 metros abaixo da rampa de salto. Ele recebeu os primeiros socorros, mas não resistiu.
Segundo os bombeiros, foi apurado que o homem efetuou a decolagem na rampa leste do morro, um local bastante conhecido para a prática de voo livre. Logo após o salto, o equipamento teria se chocado contra uma árvore e o turista sofreu uma queda de aproximadamente 40 metros, resultando em múltiplas fraturas.
Os bombeiros chegaram a mobilizar um helicóptero da Polícia Militar para o resgate, mas o médico constatou que a vítima estava em óbito. O corpo foi retirado do local pelos bombeiros e levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Caraguatatuba.
Leia também:
A Polícia Civil vai investigar as causas do acidente. O equipamento usado pelo piloto foi recolhido para perícia.
O Morro de Santo Antônio é um local bastante procurado pelos turistas em Caraguatatuba. Com 325 metros de altura, permite uma vista panorâmica das praias da enseada de Caraguatatuba, São Sebastião e parte de Ilhabela.
O local é usado para trilhas, caminhadas e para a observação da flora e da fauna. No topo tem uma imagem de Santo Antônio, padroeiro da cidade. O morro conta com a plataforma de voo livre, utilizada para decolagem de asa delta e parapente.
Em nota, a prefeitura de Caraguatatuba lamentou a morte e disse que o poder público colabora com a investigação do caso pelas autoridades competentes.
Segundo o município, a rampa de saltos é gerenciada pelo Clube de Voo Livre e segue os protocolos da Confederação Brasileira de Voo Livre. "O governo municipal monitora a regulamentação de acesso ao Morro (de Santo Antônio) por meio de fiscalização do trânsito e também da Guarda Municipal", diz.