PUBLICIDADE

Trem descarrila e provoca lentidão em diversos ramais no Rio de Janeiro

22 jan 2014 - 07h16
(atualizado às 13h44)
Compartilhar
Exibir comentários

Um trem descarrilou na madrugada desta quarta-feira no Rio de Janeiro na altura da estação São Cristóvão, na zona norte, uma das mais movimentadas da SuperVia. Segundo a concessionária, o trem seguia da Central do Brasil para Saracuruna, quando saiu dos trilhos. O problema ocorreu às 5h15 e não deixou feridos.

Veja a evolução das obras do Metrô/SuperVia 

Por causa do acidente, a circulação de trens foi prejudicada em todos os ramais. A circulação nos ramais Saracuruna e Belford Roxo ocorre entre as estações terminais e a estação Triagem e os trens dos ramais Deodoro, Japeri e Santa Cruz circulam destas estações até a estação Engenho de Dentro. Segundo levantamento feito pela SuperVia em junho de 2013, 540 mil pessoas utilizam o sistema diariamente.

A SuperVia informou que reforçou as equipes de atendimento e de segurança nas estações, iniciando a distribuição de vale-viagem, declaração de atraso e devolução em espécie do valor da passagem aos clientes. "Desde o início da manhã, foram distribuídos mais de dez mil vales-viagem e declarações de atraso a todos os passageiros que tiveram sua viagem interrompida. A empresa ainda deslocou recursos em espécie para as estações e devolveu o valor da passagem para alguns passageiros", disse a empresa por meio de nota.

Uma equipe técnica da SuperVia permanece no local do descarrilamento para realizar os reparos na infraestrutura da via férrea. Segundo a concessionária, com o descarrilamento, a estrutura que sustenta os cabos da rede aérea foi danificada e interrompeu o fornecimento de energia no trecho entre as estações Mangueira e Central do Brasil. 

Esquema emergencial

A Secretaria Municipal de Transportes montou um esquema emergencial deslocando ônibus para atender os passageiros que descem nas estações Triagem e São Francisco Xavier. Segundo o órgão, quem desembarca na estação São Francisco Xavier pode optar pelas linhas 460, 461, 462 e 463 para acessar o centro ou a zona sul.

Já quem desembarca na estação Triagem pode optar pelas linhas 455 e 474 para acessar as mesmas regiões.

Agência investiga acidente

A Agência Reguladora dos Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários e Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro (Agetransp) informou que o descarrilamento que afetou o sistema ferroviário nesta quarta já estava sendo investigado. A agência não deu prazo para o reestabelecimento do tráfego das composições. 

Técnicos da Agetransp foram enviados ao local para proceder perícia e acompanhar o atendimento aos usuários.  A agência também deslocou uma equipe para o Centro de Controle Operacional da SuperVia para solicitar informações da Concessionária sobre o incidente.

SuperVia orienta passageiros pelo Twitter:

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade