O delegado regional de Santa Maria (RS), Marcelo Arigony, afirmou neste domingo que a Polícia Civil espera concluir, até o final de fevereiro, outros dois inquéritos que investigam a tragédia na Boate Kiss. Apesar de evitar adiantar as conclusões dos inquéritos, Arigony afirmou que há elementos suficientes para comprovar irregularidades na concessão de licenças para o funcionamento da casa noturna.
"Há provas materiais de que houve irregularidades nessa questão das licenças do funcionamento da boate", disse Arigony, antes de participar de painel no Congresso Internacional Novos Caminhos – A vida em Transformação, que marca o primeiro aniversário da tragédia que provocou a morte de 242 pessoas em 27 de janeiro de 2013.
De acordo com o delegado, os inquéritos em andamento tratam de "fatos periféricos", mas relacionados "ao fato principal". "Embora os inquéritos não estejam concluídos, nós temos, sim, já evidenciadas alguma irregularidades, e isso vai ser tudo colocado nas conclusões finais do inquérito policial, e encaminhado novamente ao Ministério Público e ao Poder Judiciário, para que eles, e também os advogados das partes, tomem as medidas que acharem de direito", afirmou.
Bastante saudado pelos familiares presentes ao evento, Arigony se disse satisfeito com as conclusões do inquérito e evitou comentar a atuação do Ministério Público, que não viu provas suficientes para denunciar o prefeito Cezar Schirmer (PMDB) e funcionários da administração municipal. "Nós conseguimos dar as respostas que a comunidade esperava, e apontar todas aquelas circunstâncias que nós entendíamos que havia alguma vinculação ao fato. Nós temos a sensação que o nosso dever foi cumprido, e não nos cabe criticar ou fazer análise do que as outras instituições estão fazendo", declarou o delegado.
MP nega interferência política
Presente ao mesmo painel, o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais do Ministério Público, Marcelo Lemos Dornelles, rechaçou as acusações dos familiares de vítimas da Boate Kiss de que houve interferência política nas denúncias apresentadas à Justiça. "Não houve nenhuma interferência política, nem vai haver. Isso é absolutamente absurdo. As pessoas precisam entender que as responsabilidades jurídicas e políticas são diferentes. Se há a possibilidade de uma responsabilidade política, e isso nós não discutimos, mas juridicamente não se trouxe nenhum fato concreto que pudesse, de alguma forma, ser posto diretamente como uma participação efetiva do prefeito", argumentou.
Presidente da Associação das Vítimas da Tragédia de Santa Maria critica falta de punições:
Sobre os dois inquéritos que devem ser concluídos pela Polícia Civil no mês que vem, Dornelles admitiu rever a denúncia caso haja fatos novos. "Não é porque tivemos uma posição anterior (que) vamos levá-la até o fim. Isso é uma infantilidade. As posições que nós tivemos foram sobre os autos, provas e documentos que tivemos até então. Há a notícia de que a Polícia Civil vai trazer dois novos inquéritos policiais, e nós vamos avaliá-los, com muita tranquilidade, com muita transparência, como se fez até agora. E, se por acaso, nesses dois inquéritos tiverem fatos novos, nós vamos avançar sem prejuízo de nenhuma posição anterior", disse.
Apesar de afirmar que entende a insatisfação da famílias das vítimas - fruto, segundo ele, de "uma falsa expectativa de uma gama enorme de responsabilizações que depois não se confirmaram" - , Dornelles garantiu que o Ministério Público não se deixará ser influenciado pelo clamor popular. "Se as pessoas não conseguem enxergar e aceitar isso, nós não temos mais o que fazer, a não ser seguir esclarecendo. Nós não vamos criar fatos nem acusações por vingança nem por pressão. Nós temos que fazer aquilo que é", concluiu.
Prefeitura e MP se omitiram, dizem advogados de associação
Na opinião dos advogados da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), a prefeitura e o Ministério Público estavam cientes de que a Boate Kiss estava irregular desde a sua inauguração, e poderiam ter ordenado o fechamento do estabelecimento antes da tragédia. “Como é que uma boate funciona quatro anos em Santa Maria sem nunca ter todos os documentos?”, questionou o advogado Luiz Fernando Smaniotto.
Segundo Smaniotto, a boate nunca apresentou os documentos necessários para o seu funcionamento. Além disso, ela estaria localizada em uma zona de recuperação histórica de Santa Maria, o que demandaria uma autorização prévia do Escritório da Cidade, autarquia municipal vinculada ao gabinete do prefeito. “Qualquer intervenção na zona 2 do município precisa de aprovação prévia do conselho do Escritório da Cidade”, argumentou o advogado Jonas Stecca, que também representa a associação.
Por fim, os advogados dizem haver indícios claros de que houve fraude nas assinaturas colhidas entre vizinhos do empreendimento, necessárias para a aprovação do funcionamento de uma casa noturna. “Naquele local, deveria obrigatoriamente ter sido feita uma consulta popular para ver se queriam os vizinhos abrir uma boate ou não. Isso não houve ou foi fraudado. Tudo isso aí o município sabia e o MP sabia, e eles se omitiram de suas funções.”
Incêndio na Boate Kiss
Na madrugada do dia 27 de janeiro, um incêndio deixou 242 mortos em Santa Maria (RS). O fogo na Boate Kiss começou por volta das 2h30, quando um integrante da banda que fazia show na festa universitária lançou um artefato pirotécnico, que atingiu a espuma altamente inflamável do teto da boate.
Com apenas uma porta de entrada e saída disponível, os jovens tiveram dificuldade para deixar o local. Muitos foram pisoteados. A maioria dos mortos foi asfixiada pela fumaça tóxica, contendo cianeto, liberada pela queima da espuma.
Os mortos foram velados no Centro Desportivo Municipal, e a prefeitura da cidade decretou luto oficial de 30 dias. A presidente Dilma Rousseff interrompeu uma viagem oficial que fazia ao Chile e foi até a cidade, onde prestou solidariedade aos parentes dos mortos.
Os feridos graves foram divididos em hospitais de Santa Maria e da região metropolitana de Porto Alegre, para onde foram levados com apoio de helicópteros da FAB (Força Aérea Brasileira). O Ministério da Saúde, com apoio dos governos estadual e municipais, criou uma grande operação de atendimento às vítimas.
Quatro pessoas foram presas temporariamente - dois sócios da boate, Elissandro Callegaro Spohr, conhecido como Kiko, e Mauro Hoffmann, e dois integrantes da banda Gurizada Fandangueira, Luciano Augusto Bonilha Leão e Marcelo de Jesus dos Santos. Enquanto a Polícia Civil investiga documentos e alvarás, a prefeitura e o Corpo de Bombeiros divergem sobre a responsabilidade de fiscalização da casa noturna.
A tragédia fez com que várias cidades do País realizassem varreduras em boates contra falhas de segurança, e vários estabelecimentos foram fechados. Mais de 20 municípios do Rio Grande do Sul cancelaram a programação de Carnaval devido ao incêndio.
No dia 25 de fevereiro, foi criada a Associação dos Pais e Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia da Boate Kiss em Santa Maria. A associação foi criada com o objetivo de oferecer amparo psicológico a todas as famílias, lutar por ações de fiscalização e mudança de leis, acompanhar o inquérito policial e não deixar a tragédia cair no esquecimento.
Alexandre Ames Prado era estudante do Centro Universitário Franciscano
Foto: Facebook / Reprodução
Alex Giacomelli era estagiário na Stara Brasil. Estudou Agronomia na UFSM
Foto: Facebook / Reprodução
Allana Willers, 18 anos, tinha um blog de moda chamado Cool-closet, e se formaria em Jornalismo na Universidade Federal de Santa Maria em 2016
Foto: Facebook / Reprodução
Ana Paula Anibaleto dos Santos estudava Medicina Veterinária na Universidade Federal de Santa Maria
Foto: Facebook / Reprodução
Ana Paula Rodrigues era de Mundo Novo e estava passando as férias na cidade
Foto: Facebook / Reprodução
André Cadore Posser era estudante da Universidade Federal de Santa Maria
Foto: Facebook / Reprodução
Andressa Inaja de Moura Ferreira estudava Medicina Veterinária na Universidade Federal de Santa Maria. Representou a cidade de Santa Rosa no concurso Garota Verão em 2011
Foto: Facebook / Reprodução
Andressa Rooz Paz, 20 anos, estudava na Universidade Federal de Santa Maria
Foto: Facebook / Reprodução
Andrieli Righi da Silva foi uma das vítimas do incêndio na boate Kiss, em Santa Maria (RS)
Foto: Facebook / Reprodução
Andrise Farias Nicoletti, 20 anos, estudava Agronomia na UFSM. Era natural de São Gabriel, no Rio Grande do Sul
Foto: Facebook / Reprodução
Ângelo Nicoloso Aita era natural de Alegrete e morava em Santa Maria, onde estudava na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Foto: Facebook / Reprodução
Ariel Nunes Andreatta era natural de Joia (RS), mas residia em Santa Maria. Formou-se na Escola Técnica Estadual 25 de Julho, em Ijuí
Foto: Facebook / Reprodução
Augusto Cesar Neves estudava Ciência da Computação na Universidade Federal de Santa Maria
Foto: Facebook / Reprodução
Augusto Malezan de Almeida Gomes foi uma das vítimas do incêndio da boate Kiss, em Santa Maria
Foto: Facebook / Reprodução
Estagiário na 1ª Vara Cível de Santa Maria, Augusto Sergio Krauspenhauer da Silva estudou filosofia na Universidade Federal de Santa Maria
Foto: Facebook / Reprodução
Bárbara Moraes Nunes está entre as vítimas da tragédia de Santa Maria
Foto: Facebook / Reprodução
Benhur Retzlaff estudava Engenharia Civil na Universidade Federal de Santa Maria
Foto: Facebook / Reprodução
Bibiana Berleze era moradora de Santa Maria
Foto: Facebook / Reprodução
Brady Adrian Gonçalves Silveira era tenente da Companhia de Comunicações Mecanizada do Exército
Foto: Facebook / Reprodução
Bruna Brondani Papalia era advogada e tinha um escritório na cidade
Foto: Facebook / Reprodução
Bruna Camila Graeff, 20 anos, estudava Tecnologia em Alimentos na UFSM. A jovem era de São José do Inhacorá (RS)
Foto: Facebook / Reprodução
Bruna Eduarda Neu, estudante de Tecnologia em Alimentos na UFSM, e Thailan Rebhein de Oliveira, funcionário da Bottero Calçados, eram namorados e morreram no incêndio da Boate Kiss
Foto: Facebook / Reprodução
Bruno Kräulich foi uma das vítimas do incêndio na boate Kiss em Santa Maria, no Rio Grande do Sul
Foto: Facebook / Reprodução
Bruno Portella Fricks havia se formado em 2012 em Administração pela UFSM. Morreu no dia 2 de fevereiro no Hospital de Clínicas, em Porto Alegre, onde estava internado
Foto: Facebook / Reprodução
Carolina Simões Côrte Real era estudante de Tecnologia em Alimentos na UFSM
Foto: Facebook / Reprodução
Morador de Alegrete (RS) e estudante de Engenharia Agrônoma na Unipampa, Cássio Garcez Biscaíno está entre as vítimas da tragédia
Foto: Facebook / Reprodução
Clarissa Lima Teixeira cursava a faculdade de Letras na Universidade Federal de Santa Maria
Foto: Facebook / Reprodução
Crisley Caroline Saraiva Freitas da Palma foi uma das vítimas do incêndio da boate Kiss, em Santa Maria (RS)
Foto: Facebook / Reprodução
Natural de Cacequi, Daniela Betega Ahmad estudava Agronomia na Universidade Federal de Santa Maria
Foto: Facebook / Reprodução
Danilo Brauner Jaques era gaiteiro da banda Gurizada Fandangueira, em cujo show começou o incêndio, segundo o Corpo de Bombeiros
Foto: Facebook / Reprodução
Danrlei Darin era bailarino do grupo Movimento de Rua
Foto: Facebook / Reprodução
Débora Chiappa Forner foi uma das vítimas do incêndio na boate Kiss em Santa Maria, no Rio Grande do Sul
Foto: Facebook / Reprodução
Morador de Santa Maria, Deivis Marques Gonçalves era irmão de Gustavo Gonçalves, que também morreu na tragédia
Foto: Facebook / Reprodução
Dionatha Kamphorst Paulo era natural de Santana do Livramento (RS) e morava em São Gabriel, também no Rio Grande do Sul
Foto: Facebook / Reprodução
Driele Pedroso Lucas, 23 anos, trabalhava como caixa havia três anos na Di Marzari Panetteria, no centro de Santa Maria
Foto: Facebook / Reprodução
Elisandro Oliveira Rolim era dono das lojas Estilo Jovem. Ele nasceu em Itaara, no Rio Grande do Sul
Foto: Facebook / Reprodução
Emili Contreira Ercolani era estudante de Tecnologia em Alimentos na Universidade Federal de Santa Maria
Foto: Facebook / Reprodução
Ericson Ávila dos Santos, 23 anos, estudava Agronomia na Universidade Federal de Santa Maria. Natural de Cruz Alta (RS), mudou-se para a cidade em 1990
Foto: Facebook / Reprodução
Erika Sarturi Becker estudava na Universidade Federal de Santa Maria
Foto: Facebook / Reprodução
Fernanda de Lima Malheiros era de Ijuí e estudava Agronomia na Universidade Federal de Santa Maria
Foto: Facebook / Reprodução
Fernanda Tischer cursava Medicina Veterinária na Universidade Federal de Santa Maria
Foto: Facebook / Reprodução
Fernando Parcianello estudou na Uninter, era de Santo Ângelo e morava em Santa Maria
Foto: Facebook / Reprodução
Funcionário da Caixa Econômica Federal, Fernando Pellin era natural de Chapada (RS) e vivia em Sarandi (RS)
Foto: Facebook / Reprodução
Flávia Maria Torres Lemos era estudante da Universidade Federal de Santa Maria
Foto: Facebook / Reprodução
Franciele Vizioli, natural de Erechim (RS), estudava na UFSM
Foto: Facebook / Reprodução
Gabriela Corcine Sanchotene estudava Cosmetologia e Estética em Santa Maria. A jovem chegou a estudar no Elsis School of Sydney, na Austrália
Foto: Facebook / Reprodução
Gabriella dos Santos Saenger estudava no Centro Universitária Franciscano. Ela era de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul
Foto: Facebook / Reprodução
Gilmara Quintanilha Oliveira foi uma das vítimas do incêndio na boate Kiss, em Santa Maria (RS)
Foto: Facebook / Reprodução
Greicy Pazzini Bairro foi uma das vítimas do incêndio da boate Kiss, em Santa Maria (RS)
Foto: Facebook / Reprodução
Guilherme Fontes Gonçalves, natural de Cachoeira (RS), estudava Agronomia na UFSM. Sua namorada, Stefani Posser Simeoni, também morreu no incêndio da boate
Foto: Facebook / Reprodução
Com 70% do corpo queimado, Gustavo Marques de Gonçalves foi transferido para um hospital de Porto Alegre, mas teve morte encefálica constatada dois dias após o incêndio
Foto: Facebook / Reprodução
Heitor Santos Oliveira Teixeira vivia em Santa Maria e era sócio da empresa Movin Eventos e diretor da Mint Open Bar
Foto: Facebook / Reprodução
Heitor Teixeira Gonçalves, 24 anos, estudou da Universidade Federal de Santa Maria
Foto: Facebook / Reprodução
Helena Poletto Dambros era aluna de Medicina Veterinária na Universidade Federal de Santa Maria
Foto: Facebook / Reprodução
Helio Trentin Junior estava na boate com a namorada Greicy e com a cunhada, todos morreram
Foto: Facebook / Reprodução
Henrique Nemitz Martins era de Manoel Viana (RS) e morava em Santa Maria para cursar a faculdade na UFSM
Foto: Facebook / Reprodução
Igor Stephan de Oliveira estudava psicologia na Unifra, em Santa Maria
Foto: Facebook / Reprodução
Ilivelton Martins Koglin foi uma das vítimas do incêndio da boate Kiss, em Santa Maria
Foto: Facebook / Reprodução
Natural de São Miguel do Oeste (SC), Isabela Fiorini era estudante de Medicina Veterinária na Universidade Federal de Santa Maria
Foto: Facebook / Reprodução
Ivan Munchen estudava medicina veterinária na Universidade Federal de Santa Maria
Foto: Facebook / Reprodução
Natural de Itaqui (RS), Jaderson da Silva, 29 anos, trabalhava na empresa HD Portela e vivia em Santa Maria
Foto: Facebook / Reprodução
Janaina Portela, 19 anos, foi trabalhar no lugar da mãe que lavava copos na boate
Foto: Facebook / Reprodução
Jennefer Mendes Ferreira foi uma das vítimas do incêndio da Boate Kiss, em Santa Maria (RS)
Foto: Facebook / Reprodução
Natural de Manoel Viana (RS), Jéssica Almeida Konzen trabalhava na Loja Stop e estudava na UFSM
Foto: Facebook / Reprodução
João Aloisio Treulieb foi uma das vítimas do incêndio na boate Kiss, em Santa Maria (RS)
Foto: Facebook / Reprodução
João Paulo Pozzobom estudava Agronomia na Universidade Federal de Santa Maria. Mantinha um relacionamento com Michele Froehlich Cardoso, que também morreu no incêndio
Foto: Facebook / Reprodução
João Renato Chagas era de São Luiz Gonzaga e morava em Santa Maria para estudos
Foto: Facebook / Reprodução
José Manuel da Cruz era estudante da Universidade Federal de Santa Maria
Foto: Facebook / Reprodução
Julia Cristofari Sául cursava Medicina na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc)
Foto: Facebook / Reprodução
Natural de Tupanciretã, a estudante Juliana Oliveira dos Santos morava em Santa Maria, onde frequentava a UFSM
Foto: Facebook / Reprodução
Juliana Sperone Lentz era estudante de Agronomia em Santa Maria (RS)
Foto: Facebook / Reprodução
Juliano de Almeida Farias era de Dom Pedro e estudava Engenharia na Universidade Federal de Santa Maria
Foto: Facebook / Reprodução
Karen Fernanda Knirsch estudava na Universidade Federal de Santa Maria
Foto: Facebook / Reprodução
Kellen Karsten Favarin morreu no incêndio da boate Kiss, em Santa Maria (RS)
Foto: Facebook / Reprodução
Kelli Anne Santos Azzolin estudava na Universidade Federal de Santa Maria
Foto: Facebook / Reprodução
Larissa Holsbach estudou Turismo no Centro Universitário Franciscano até 2007. Em 2013, estudaria Tecnologia em Alimentos na Universidade Federal de Santa Maria
Foto: Facebook / Reprodução
Larissa Terres Teixeira era professora na Escola Básica Estadual Cícero Barreto e na Clínica de Estudos
Foto: Facebook / Reprodução
Lauriane Salapata, 18 anos, estava cursando Terapia Ocupacional na UFSM
Foto: Facebook / Reprodução
Leandra Fernandes Toniolo era radiologista, natural e moradora de Santa Maria
Foto: Facebook / Reprodução
Leandro Avila Leivas era namorado da advogada Bruna Papalia, que também morreu na tragédia
Foto: Facebook / Reprodução
Leonardo Lemos Karsburg era de Uruguaiana, estudante de Agronomia na Universidade Federal de Santa Maria
Foto: Facebook / Reprodução
Natural do Rio de Janeiro, Leonardo Machado de Lacerda tinha 28 anos e era oficial do Exército, formado pela Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) em 2007. Morava em Santa Maria e servia no 4º Regimento de Carros de Combate, em Rosário do Sul
Foto: Facebook / Reprodução
Leonardo Schoff Vendrúsculo era estudante de Agronomia da UFSM
Foto: Facebook / Reprodução
Letícia Baú, nascida em Tucunduva (RS), estudava na Universidade Federal de Santa Maria
Foto: Facebook / Reprodução
Letícia Ferraz da Cruz cursava Medicina Veterinária na Universidade Federal de Santa Maria
Foto: Facebook / Reprodução
Lincon Turcato Carabagialle trabalhava no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
Foto: Facebook / Reprodução
Louise Victoria Farias Brissow (esq.) estava na festa junto com sua irmã, Andressa Brissow, que também morreu. Nascida em 25 de janeiro, estudava na Universidade Federal de Santa Maria
Foto: Facebook / Reprodução
Luana Behr Vianna estudava Psicologia no Centro Universitário Franciscano, em Santa Maria (RS)
Foto: Facebook / Reprodução
Luana Facco Ferreira foi uma das vítimas do incêndio da boate Kiss, em Santa Maria (RS)
Foto: Facebook / Reprodução
Estagiário no Instituto Phytus, Lucas Foggiato, de Dom Pedrito (RS), estudava Agronomia na Universidade Federal de Santa Maria
Foto: Facebook / Reprodução
O cabo Lucas Leite Teixeira (centro) morreu após salvar duas pessoas e retornar para buscar uma terceira, segundo militares
Foto: Facebook / Reprodução
Luciane Moraes Lopes (esq.) está entre as vítimas do incêndio da boate Kiss, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul
Foto: Facebook / Reprodução
Luciano Tagliapetra Esperidião era do Exército. Ele era natural de Nova Palma, no Rio Grande do Sul
Foto: Facebook / Reprodução
Luís Felipe Balest Piovesan (à dir.) estudava Agronomia na Universidade Federal de Santa Maria
Foto: Facebook / Reprodução
Luísa Batistella Püttow estudava Odontologia na Universidade Federal de Santa Catarina
Foto: Facebook / Reprodução
Luiz Eduardo Viegas Flores era escrevente no Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul
Foto: Facebook / Reprodução
O casal Luiz Fernando Donati e Flavia de Carli Magalhães, diretora de Marketing da empresa Visão Júnior, morreu na tragédia de Santa Maria
Foto: Facebook / Reprodução
Luiz Fernando Rodrigues Wagner era de Quarai e morava em Santa Maria. Na cidade, trabalhava como instrutor do Detran
Foto: Facebook / Reprodução
Maicon Douglas Moreira Iensen estudou Educação Física na Universidade Federal de Santa Maria
Foto: Facebook / Reprodução
Manoeli Moreira Passamani era de Alegrete e trabalhava como estagiária de análises e pesquisas urbanas
Foto: Facebook / Reprodução
Marcelo de Freitas Salla Filho estudava no Centro Universitário Franciscano
Foto: Facebook / Reprodução
Marcos André Rigoli era casado e trabalhava na Prefeitura Municipal de Ijuí. Ele era músico
Foto: Facebook / Reprodução
No dia 23 de janeiro, Marfisa Soares Caminha publicou uma foto convidando seus amigos para os shows daquela noite na boate Kiss. "Essa festa promete", escreveu ela em sua página no Facebook. Ela era noiva
Foto: Facebook / Reprodução
Moradora de Santa Maria, Mariana Comassetto do Canto foi outra vítima do incêndio. Ela estudava na Universidade Federal de Santa Maria
Foto: Facebook / Reprodução
Mariana Machado Bona estudou no Colégio Nossa Senhora de Fátima
Foto: Facebook / Reprodução
Mariana Moreira Macedo trabalhava no Departamento de Fitotecnia da UFSM
Foto: Facebook / Reprodução
Mariana Pereira Freitas, 21 anos, estudava Educação Física na Fames e trabalhava na Claro
Foto: Facebook / Reprodução
Mariane Wallau Vielmo, 25 anos, era estudante de Sistemas de Informação no Centro Universitário Franciscano (Unifra) e trabalhava como coordenadora de Informática no Colégio Franciscano Sant'Anna, ambos em Santa Maria
Foto: Facebook / Reprodução
Marilene Iensen Castro trabalhava na Arcoíris e Arcoplex Cinemas
Foto: Facebook / Reprodução
Martim Mascarenhas de Souza Onofre estudava no Centro Universitário Franciscano
Foto: Facebook / Reprodução
Marton Matana era estudante de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Santa Maria
Foto: Facebook / Reprodução
Matheus de Lima Librelotto trabalhava no Laboratório de Agricultura Especial da UFSM e estudava Agronomia na universidade
Foto: Facebook / Reprodução
Matheus Engers Rebolho é natural de Santo Ângelo (RS) e estudou no Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo
Foto: Facebook / Reprodução
Matheus Pacheco Brondani morava em Bagé, estudou na Urcamp e era de Rosário do Sul
Foto: Facebook / Reprodução
Matheus Rafael Raschen, 20 anos, estava internado no Hospital de Pronto-Socorro (HPS) de Porto Alegre, mas morreu quatro dias depois do incêndio. Ele cursava Tecnologia de Alimentos na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e atuou na Seleção Gaúcha de Basquete Juvenil. Era natural de Santa Cruz do Sul (RS)
Foto: Facebook/Reprodução / Terra
Formado em Zootecnia, Mauricio Loreto Jaime trabalhava na Perin Agropecuaria. Morava em Santa Maria, mas era natural de Caçapava (RS)
Foto: Facebook / Reprodução
Nascida em São Francisco de Assis (RS), Melissa Berguemeier Correa era estudante de Agronomia na Universidade Federal de Santa Maria
Foto: Facebook / Reprodução
Melissa do Amaral Dalforno era de São Gabriel e morava em Santa Maria para estudos
Foto: Facebook / Reprodução
Merylin Camargo dos Santos, 19 anos, foi uma das vítimas do incêndio na boate Kiss em Santa Maria (RS)
Foto: Facebook / Reprodução
Michele Froehlich Cardoso publicou um pedido de ajuda em seu Facebook: "Incêndio na KISS socorro". Horas depois, foi confirmada como uma das vítimas
Foto: Facebook / Reprodução
Miguel Webber May, 23 anos, estudava Agronomia na UFSM
Foto: Facebook / Reprodução
Mirella Rosa da Cruz estudava na Universidade Federal de Santa Maria
Foto: Facebook / Reprodução
A secretária Monica Andressa Glanzel estudou na Universidade Federal de Santa Maria
Foto: Facebook / Reprodução
Murilo Garcez Fumaco era de São Francisco de Assis e estudante da UFSM
Foto: Facebook / Reprodução
A telefonista Natana Pereira Canto foi uma das vítimas da tragédia de Santa Maria, no Rio Grande do Sul
Foto: Facebook / Reprodução
Natasha Oliveira Urquiza era estudante da UFSM. Ela era natural de Uruguaiana
Foto: Facebook / Reprodução
Nathiele dos Santos Soares era atendente no restaurante Maccherone e estudou na instituicao Manoel Ribas
Foto: Facebook / Reprodução
Octacilio Altíssimo Gonçalves era de São Gabriel e cursava Zootecnia na UFSM
Foto: Facebook / Reprodução
Odomar Gonzaga Noronha, natural de Canoas (RS), trabalhava como supervisor nas Lojas Americanas e estudava Ciências Econômicas na UFSM
Foto: Facebook / Reprodução
Pâmella de Jesus Lopes foi uma das vítimas do incêndio da Boate Kiss, em Santa Maria (RS)
Foto: Facebook / Reprodução
Patrícia Pazini Bairro e Vandelcork Marques Lara Junior eram casados e tinham juntos um filho de seis anos. Os dois morreram na boate
Foto: Facebook / Reprodução
Paula Batistela Gatto estudava Agronomia na Universidade Federal de Santa Maria
Foto: Facebook / Reprodução
Pedro de Oliveira Salla foi uma das vítimas do incêndio na boate Kiss em Santa Maria (RS)
Foto: Facebook / Reprodução
Natural de Santana do Livramento (RS), Pedro Falcão Pinheiro morava em Santa Maria, onde estudou. Ele trabalhava na empresa América Latina Logística
Foto: Facebook / Reprodução
Nascido em Santa Maria, Pedro Morgental Silva morava em Porto Alegre (RS)
Foto: Facebook / Reprodução
Morador de Cachoeira do Sul, Rafael Quilião e Oliveira estudou na Universidade Federal do Pampa
Foto: Facebook / Reprodução
Rhaissa Gross Cúria estava entre as vítimas do incêndio da boate Kiss, em Santa Maria
Foto: Facebook / Reprodução
Rhuan Scherer de Andrade trabalhava na Base Aérea de Santa Maria
Foto: Facebook / Reprodução
Natural de Farroupilha (RS), Ricardo Custodio morava em Fortaleza (CE) e estava na boate no momento do incêndio
Foto: Facebook / Reprodução
Ricardo Dariva formou-se em Economia no Centro Universitário Franciscano (mais conhecido como UNIFRA). Era morador de Santa Maria
Foto: Facebook / Reprodução
Ricardo Stefanello Piovesan era natural de Nova Palma (RS)
Foto: Facebook / Terra
Baixista da banda Pimenta e seus Comparsas, Robson Van der Ham se apresentava na noite da tragédia na Boate Kiss
Foto: Facebook / Reprodução
Rodrigo Dellinghausen Bairros Costa trabalhava na Base Aérea de Santa Maria
Foto: Facebook / Reprodução
Rodrigo Taugen, 29 anos, chegou a ser transferido para um hospital de Porto Alegre, mas não resistiu aos ferimentos provocados pelo incêndio e morreu na noite de 11 de fevereiro
Foto: Facebook / Reprodução
Rogério Cardoso Ivaniski cursou Administração na Faculdade Metodista de Santa Maria (FAMES)
Foto: Facebook / Reprodução
Casada, Rosane Fernandes Rehermann trabalhava no Poder Judiciário do Estado do Rio Grande do Sul. Ela era natural de Uruguaiana
Foto: Facebook / Reprodução
Ruan Pendeza Callegaro tinha 20 anos e estudava veterinária na Universidade Federal de Santa Maria
Foto: Facebook / Reprodução
Sandra Victorino Goulart trabalhava nas Lojas Americanas, em Santa Maria
Foto: Facebook / Reprodução
Shaiana Tauchem Antoline tinha 22 anos e era cantora. Ela morava em Santa Maria, onde fazia curso de Publicidade na Unifra e de Artes Cênicas na UFSM
Foto: Facebook / Reprodução
Sílvio Beuren Júnior foi uma das vítimas do incêndio da boate Kiss, em Santa Maria
Foto: Facebook / Reprodução
Natural de Marau (RS), Stefani Posser Simeoni estudava na Universidade Federal de Santa Maria. Seu namorado, Guilherme Pontes Gonçalves, também morreu na tragédia
Foto: Facebook / Reprodução
Namorados, Susiele Cassol e Roger Dall'agnol morreram na tragédia de Santa Maria
Foto: Facebook / Reprodução
Taise Carolina Vinas Silveira era estudante da Universidade Federal de Santa Maria
Foto: Facebook / Reprodução
Tanise Lopes Cielo foi uma das vítimas do incêndio na boate Kiss, em Santa Maria
Foto: Facebook / Reprodução
Thais Zimermann Darif era natural de Guaraciaba e vivia em Santa Maria para estudar Medicina Veterinária na UFSM
Foto: Facebook / Reprodução
Thanise Correa Garcia estudava Filosofia no Centro Universitário Franciscano (Unifra), em Santa Maria
Foto: Facebook / Reprodução
Nascido em Ijuí, Thiago Amaro Cechinatto era estudante de Agronomia da Universidade Federal de Santa Maria
Foto: Facebook / Reprodução
Natural de Uruguaiana (RS), Tiago Dovigi Segabinazzi morava em Santa Maria, onde estudava na UFSM
Foto: Facebook / Reprodução
Vagner Rolin Marastega estudava Agronomia na Universidade Federal de Santa Maria. Era natural de Ivorá (RS)
Foto: Facebook / Reprodução
Vanessa Vancovicht Soares foi uma das vítimas do incêndio da boate Kiss, em Santa Maria
Foto: Facebook / Reprodução
Victor Datria Macagnan está entre as vítimas da Boate Kiss
Foto: Facebook / Reprodução
Natural de Tupanciretã, Vinicius Greff morava em Santa Maria, onde frequentou a UFSM
Foto: Facebook / Reprodução
Vinícius Montardo Rosado era educador social no Coletivo Coca-Cola Vento Norte. Morava em Santa Maria (RS), mas era natural de Cruz Alta (RS)
Foto: Facebook / Reprodução
Vinícius Pagnossim de Moraes se formou no Colégio Militar de Santa Maria e estudava na UFSM
Foto: Facebook / Reprodução
O casal Vinicius Silveira Marques de Mello e Juliana Moro Medeiros morreu no incêndio na boate Kiss, em Santa Maria
Foto: Facebook / Reprodução
Vitória Dacorso Saccol cursava Nutrição na Universidade Federal de Santa Maria
Foto: Facebook / Reprodução
Viviane Tólio Soares foi uma das vítimas do incêndio da Boate Kiss, em Santa Maria (RS)
Foto: Facebook / Reprodução
Walter de Mello Cabistani morava em Santa Maria e trabalhava na Markus & Haas Advogados Associados
Foto: Facebook / Reprodução
Compartilhar
Publicidade
Indiciamentos Em 22 de março, a Polícia Civil indiciou criminalmente 16 pessoas e responsabilizou outras 12 pelas mortes na Boate Kiss. Entre os responsabilizados no âmbito administrativo, estava o prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer (PMDB). A investigação policial concluiu que o fogo teve início por volta das 3h do dia 27 de janeiro, no canto superior esquerdo do palco (na visão dos frequentadores), por meio de uma faísca de fogo de artifício (chuva de prata) lançada por um integrante da banda Gurizada Fandangueira.
O inquérito também constatou que o extintor de incêndio não funcionou no momento do início do fogo, que a Boate Kiss apresentava uma série das irregularidades quanto aos alvarás, que o local estava superlotado e que a espuma utilizada para isolamento acústico era inadequada e irregular. Além disso, segundo a polícia, as grades de contenção (guarda-corpos) existentes na boate atrapalharam e obstruíram a saída de vítimas, a boate tinha apenas uma porta de entrada e saída e não havia rotas adequadas e sinalizadas para a saída em casos de emergência - as portas apresentavam unidades de passagem em número inferior ao necessário e não havia exaustão de ar adequada, pois as janelas estavam obstruídas.
Já no dia 2 de abril, o Ministério Público denunciou à Justiça oito pessoas - quatro por homicídios dolosos duplamente qualificados e tentativas de homicídio, e outras quatro por fraude e falso testemunho. A Promotoria apontou como responsáveis diretos pelas mortes os dois sócios da casa noturna, Mauro Hoffmann e Elissandro Spohr, o Kiko, e dois dos integrantes da banda Gurizada Fandangueira, Marcelo de Jesus dos Santos e Luciano Augusto Bonilha Leão.
Por fraude processual, foram denunciados o major Gerson da Rosa Pereira, chefe do Estado Maior do 4º Comando Regional dos Bombeiros, e o sargento Renan Severo Berleze, que atuava no 4º CRB. Por falso testemunho, o MP denunciou o empresário Elton Cristiano Uroda, ex-sócio da Kiss, e o contador Volmir Astor Panzer, da GP Pneus, empresa da família de Elissandro - este último não havia sido indiciado pela Polícia Civil.
Os promotores também pediram que novas diligências fossem realizadas para investigar mais profundamente o envolvimento de outras quatro pessoas que haviam sido indiciadas. São elas: Miguel Caetano Passini, secretário municipal de Mobilidade Urbana; Belloyannes Orengo Júnior, chefe da Fiscalização da secretaria de Mobilidade Urbana; Ângela Aurelia Callegaro, irmã de Kiko; e Marlene Teresinha Callegaro, mãe dele - as duas fazem parte da sociedade da casa noturna.