Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

TO: tubulação estoura e esgoto é lançado no Lago de Palmas

12 set 2013 - 15h52
(atualizado às 17h06)
Compartilhar
Exibir comentários
TO: tubulação estoura e esgoto é lançado no Lago de Palmas:

Uma tubulação de esgoto próxima à estação de tratamento da Companhia de Saneamento de Tocantins (Saneatins), empresa responsável pelo abastecimento de água de Palmas, foi rompida e o esgoto está sendo jogando diretamente na água do lago, que fica próximo a praia dos Arnos.

A praia foi interditada pelos órgãos ambientais da cidade. A água do local será analisada no laboratório da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

De acordo com o superintendente da Defesa Civil de Palmas, Marcelo Pereira, o resultado da análise pode demorar até 10 dias para ser concluído. “Até lá a área de banho da praia ficará interditada. A água precisa ser analisada. Precisamos saber se isso não vai trazer risco à população”, disse.

O diretor de Gestão Ambiental do Município, Rubem Sousa Júnior, disse que ainda é cedo para dar um diagnóstico da situação. Segundo ele, os órgãos ambientais irão percorrer toda a área das proximidades, nesta quinta-feira, com GPS e colher amostras de água. “Com isso podemos ter um diagnóstico mais preciso da situação”, frisou. “Vale ressaltar que apenas a área de banho foi interditada.”

De acordo com moradores próximos à região, o esgoto vazou por mais de 20 horas. “Desde quarta-feira que isso está caindo aí no lago. A gente não suporta o mau cheiro”, afirmou o comerciante Pedro Lima.

Segundo a Saneatins houve um rompimento no coletor do esgoto bruto, como no emissário do esgoto tratado. “Houve duas ocorrências simultaneamente. O esgoto retornou no ponto onde houve o rompimento em função do coletor do esgoto bruto”, afirmou a companhia. 

Ainda de acordo a Saneatins, as tubulações que servem para fazer a manutenção do sistema foram entupidas por areia de uma mineradora que funciona perto do local. As tubulações foram desentupidas. Agora o fluxo do esgoto está normal e o vazamento parou. 

De acordo com o coordenador de saneamento da Agência Tocantinense de Regulação (ATR), Robson Gabriel de Araújo, o órgão irá estudar qual medida tomar sobre a situação. “Vamos nos reunir e ver qual será o posicionamento da ATR”, afirmou. 

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade