PUBLICIDADE

Fiscalização acha cobra em meio a brinquedos de creche

Ação do TCE, feita em 253 unidades de ensino de São Paulo, flagrou ainda formigueiro e caixa de marimbondos perto dos alunos

17 out 2018 - 14h35
(atualizado às 14h46)
Compartilhar
Exibir comentários

Fiscalização do Tribunal de Contas de São Paulo (TCE-SP) nas creches do Estado flagrou até uma cobra no meio dos brinquedos das crianças. A cascavel saiu de dentro de uma caixa de madeira e bombeiros tiveram de ser acionados por funcionários da unidade de ensino.

Cascavel saiu de dentro de uma caixa de madeira em uma creche em Jaú (SP)
Cascavel saiu de dentro de uma caixa de madeira em uma creche em Jaú (SP)
Foto: TCE Divulgação / Estadão Conteúdo

No caso da região de Jaú, onde foi achada a cobra, 13 creches receberam visitas dos agentes que encontraram ainda caixa de marimbondo e formigueiro na área de presença de crianças.

O relatório com todas as anotações e imagens foi divulgado nesta terça-feira, 16, mas as visitas foram realizadas no dia 27 de setembro. Cadeiras quebradas, fios elétricos à mostra, extintores de incêndio vencidos, goteiras e falta de higiene foram outros problemas registrados nessa e em mais regiões do Estado.

Cadeiras e vidros quebrados, fios elétricos à mostra, extintores de incêndio vencidos foram outros problemas registrados
Cadeiras e vidros quebrados, fios elétricos à mostra, extintores de incêndio vencidos foram outros problemas registrados
Foto: TCE divulgação / Estadão Conteúdo

Em nível estadual, a fiscalização envolveu 290 agentes e apontou ainda que 84,19% das creches estão com o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) vencido. Também foram detectados muitos brinquedos quebrados, vários deles colocando em risco a segurança das crianças.

Providências

Em nota, o TCE esclareceu que o objetivo da fiscalização foi elaborar um levantamento sobre as demandas, identificar critérios de atendimento, verificar numero de vagas e avaliar a infraestrutura.

"A partir deste relatório será possível traçar um mapa da situação das creches municipais de todo o Estado que atendem crianças de zero a três", informa o tribunal. E, assim, "permitir ao administrador que tome conhecimento e repare as possíveis falhas", completa.

As prefeituras agora serão notificadas e terão de informar as medidas tomadas para solucionar a situação.

Veja também

Relembre sucessos da infância nos anos 90:
Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade