PUBLICIDADE

TV analógica é desligada em Goiânia e mais 28 cidades

21 jun 2017 - 16h44
Compartilhar
Exibir comentários

O sinal analógico de TV em Goiânia e em 28 municípios será desligado hoje (21). A decisão foi tomada pelo Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (Gired) após verificar que 92% dos domicílios da região já contam com sinal digital.

Goiânia conta com 505.504 domicílios, enquanto os municípios do entorno têm 465.767 residências
Goiânia conta com 505.504 domicílios, enquanto os municípios do entorno têm 465.767 residências
Foto: Agência Brasil

A pesquisa sobre a abrangência do sinal foi feita entre os dias 4 e 15 deste mês pelo Ibope Inteligência. A legislação determina que o percentual mínimo de desligamento do sinal é 90%, considerando uma margem de erro de três pontos percentuais para cima ou para baixo.

Inicialmente o desligamento do sinal digital em Goiânia e nos municípios do entorno estava previsto para ocorrer no dia 31 de maio, mas foi adiado porque não foi atingida a marca de 90% de digitalização na região, índice necessário para o término da transmissão do sinal analógico.

Segundo a pesquisa, após o desligamento do sinal analógico apenas 5% dos domicílios ficarão sem a TV digital e 6% nas demais cidades. Goiânia conta com 505.504 domicílios, enquanto os municípios do entorno têm 465.767 residências.

Os beneficiários do programa Bolsa Família e de Programas Sociais do Governo têm direito a receber um kit gratuito (antena, conversor e controle remoto) para adquirir o produto basta acessar o site e agendar a retirada do kit. Eles continuarão a ser distribuídos por até 45 dias após o término do sinal analógico.

Além de Goiânia, a pesquisa constatou que 99% dos domicílios de São Paulo já contam com a cobertura do sinal digital. O sinal na capital paulista foi desligado em março deste ano. Segundo a pesquisa após o desligamento nenhum domicílio fica sem TV. A região de São Paulo conta com 7.209.802 domicílios.

Cronograma

O Gired foi criado pela Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abert) e por operadoras de telefonia que decide todo o processo de migração das TVs analógicas para os canais digitais. A cidade de Rio Verde (GO) foi a primeira onde o sinal analógico foi desligado, em março de 2016, ela serviu de projeto piloto para a implantação do sistema.

Pelo calendário definido pelo grupo, o próximo desligamento do sinal analógico está marcado para o dia 26 de julho no Recife e mais 14 municípios. Depois do Recife, está marcado o desligamento da TV analógica em Fortaleza, Salvador, no Juazeiro do Norte (CE) e em Sobral (CE) para o dia 27 de setembro deste ano.

A previsão de desligamento do sistema no Rio de Janeiro  e em Vitória deverá ocorrer em 25 de outubro. Em Belo Horizonte (MG) e na região metropolitana, está marcado para 8 de novembro. E, no interior de São Paulo - Campinas, Franca, Ribeirão Preto, Santos e a região do Vale do Paraíba - deverá acontecer no dia 29 de novembro.

Veja também

SP: sindicatos protestam contra Temer e preparam greve geral:
Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade