Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Sete gatos morrem após castração gratuita em Mogi Guaçu: 'Já entregaram morta', diz uma das tutoras

Animais passaram por cirurgias realizadas por uma empresa contratada pelo município

19 set 2025 - 18h05
(atualizado às 18h20)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Sete gatos morreram após castrações gratuitas realizadas por uma empresa contratada pela prefeitura de Mogi Guaçu (SP); o caso está sob investigação e gera comoção entre tutores.
Gatos morrem após castração gratuita em Mogi Guaçu (SP)
Gatos morrem após castração gratuita em Mogi Guaçu (SP)
Foto: Reprodução/EPTV

Ao menos sete gatos morreram durante procedimentos de castração oferecidos pela prefeitura de Mogi Guaçu (SP) na última terça-feira, 16. Os animais passaram por cirurgias realizadas por uma empresa contratada pelo município. O caso é investigado pela administração municipal. Uma das tutoras já registrou boletim de ocorrência na Delegacia Seccional da cidade.

Em entrevista à EPTV, afiliada a Rede Globo na região, Ingrid Lays Rosa, tutora de dois gatos que morreram no procedimento, contou que recebeu suas gatas desacordadas e ouviu da profissional que o quadro "era da anestesia".

"[Perguntei] 'Ela tá desmaiada, é normal?' Ela falou assim: 'não, é normal, é anestesia'. Peguei e trouxe embora, e coloquei num tapete em casa. Deu um tempinho e eu voltei. No que eu coloquei a mão nela, ela já tava dura. Já entregaram morta", afirmou, indignada.

Ingrid relatou ainda que, ao buscar os animais, estranhou a demora na entrega e presenciou outra tutora recebendo a notícia da morte de dois de seus três gatos. "Começou a chegar um monte de gente para pegar, ela foi entregando de todo mundo e a minha ela não entregava. Aí eu perguntei: 'moça, tá tudo bem?' É a Baby e a Lulu. Ela falou: 'não, já vou trazer pra você'. E nessa ela já tava dando a notícia para outra moça, que das três gatas que ela levou, duas tinham falecido", disse.

A moradora Marina Fernandes também perdeu seus dois filhotes no mesmo dia. "A mãe é uma sobrevivente", lamentou. A professora Ana Paula de Almeida, que foi retirar os animais, relatou que o secretário comunicou as mortes sem dar explicações detalhadas.

"O secretário Nei (Claudinei) só chegou para gente e falou assim: o seu morreu. Tinha uma pessoa já lá chorando, porque tinha morrido também. Aí ele chegou em mim e falou assim: 'você trouxe três'. Eu, na maior animação, falei 'trouxe três'. E achei que ele fosse buscar a caixinha com os três. Aí ele falou que morreram duas. E foi só assim", disse a educadora.

A Secretaria de Bem-Estar Animal informou à emissora que as castrações fazem parte de uma iniciativa para o controle de natalidade de cães e gatos no município, "com mais de 150 operações bem-sucedidas realizadas por meio deste mesmo contrato, sem intercorrências". Claudinei da Silveira Rodrigues, titular da pasta, afirmou que os animais foram levados para necrópsia e que a empresa contratada deverá apresentar um laudo com as causas dos óbitos.

A prefeitura realiza uma reunião nesta sexta-feira, 19, com a empresa responsável para apurar as circunstâncias das mortes.

O Terra entrou em contato com a prefeitura de Mogi Guaçu, mas não obteve nenhuma resposta. 

Fonte: Portal Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade