Sete gatos morrem após castração gratuita em Mogi Guaçu: 'Já entregaram morta', diz uma das tutoras
Animais passaram por cirurgias realizadas por uma empresa contratada pelo município
Sete gatos morreram após castrações gratuitas realizadas por uma empresa contratada pela prefeitura de Mogi Guaçu (SP); o caso está sob investigação e gera comoção entre tutores.
Ao menos sete gatos morreram durante procedimentos de castração oferecidos pela prefeitura de Mogi Guaçu (SP) na última terça-feira, 16. Os animais passaram por cirurgias realizadas por uma empresa contratada pelo município. O caso é investigado pela administração municipal. Uma das tutoras já registrou boletim de ocorrência na Delegacia Seccional da cidade.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Em entrevista à EPTV, afiliada a Rede Globo na região, Ingrid Lays Rosa, tutora de dois gatos que morreram no procedimento, contou que recebeu suas gatas desacordadas e ouviu da profissional que o quadro "era da anestesia".
"[Perguntei] 'Ela tá desmaiada, é normal?' Ela falou assim: 'não, é normal, é anestesia'. Peguei e trouxe embora, e coloquei num tapete em casa. Deu um tempinho e eu voltei. No que eu coloquei a mão nela, ela já tava dura. Já entregaram morta", afirmou, indignada.
Ingrid relatou ainda que, ao buscar os animais, estranhou a demora na entrega e presenciou outra tutora recebendo a notícia da morte de dois de seus três gatos. "Começou a chegar um monte de gente para pegar, ela foi entregando de todo mundo e a minha ela não entregava. Aí eu perguntei: 'moça, tá tudo bem?' É a Baby e a Lulu. Ela falou: 'não, já vou trazer pra você'. E nessa ela já tava dando a notícia para outra moça, que das três gatas que ela levou, duas tinham falecido", disse.
A moradora Marina Fernandes também perdeu seus dois filhotes no mesmo dia. "A mãe é uma sobrevivente", lamentou. A professora Ana Paula de Almeida, que foi retirar os animais, relatou que o secretário comunicou as mortes sem dar explicações detalhadas.
"O secretário Nei (Claudinei) só chegou para gente e falou assim: o seu morreu. Tinha uma pessoa já lá chorando, porque tinha morrido também. Aí ele chegou em mim e falou assim: 'você trouxe três'. Eu, na maior animação, falei 'trouxe três'. E achei que ele fosse buscar a caixinha com os três. Aí ele falou que morreram duas. E foi só assim", disse a educadora.
A Secretaria de Bem-Estar Animal informou à emissora que as castrações fazem parte de uma iniciativa para o controle de natalidade de cães e gatos no município, "com mais de 150 operações bem-sucedidas realizadas por meio deste mesmo contrato, sem intercorrências". Claudinei da Silveira Rodrigues, titular da pasta, afirmou que os animais foram levados para necrópsia e que a empresa contratada deverá apresentar um laudo com as causas dos óbitos.
A prefeitura realiza uma reunião nesta sexta-feira, 19, com a empresa responsável para apurar as circunstâncias das mortes.
O Terra entrou em contato com a prefeitura de Mogi Guaçu, mas não obteve nenhuma resposta.