PUBLICIDADE

Seca 'devastadora' de SP ganha destaque em jornal britânico

28 out 2014 - 14h54
(atualizado às 14h56)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Represa de Jaguari, em Bragança Paulista</p>
Represa de Jaguari, em Bragança Paulista
Foto: Nacho Doce / Reuters

Não é só a mídia brasileira que tem demonstrado preocupação com a falta de água em São Paulo. Nesta segunda-feira, o assunto ganhou destaque até no britânico The Independent, que divulgou uma reportagem com dados e imagens que comprovam que o Estado vive uma "seca devastadora". 

Intitulada "Fotos devastadoras mostram a pior seca de São Paulo em 80 anos", a matéria conta que, devido à ausência de chuvas, os reservatórios locais estão recebendo bem menos água do que costumam. 

Veja imagens de drone da retirada do volume morto do Cantareira:

"Começou durante o verão do hemisfério sul do ano passado, quando São Paulo recebeu de um terço a metade da chuvas que costuma receber. Por lá, o verão é a estação mais chuvosa, enquando o inverno é a mais seca. Desde então, tem chovido 40% do nível normal, o que causou pânico nas produções agrícolas", diz o texto. 

O jornal coloca ainda dados da Nasa que mostram que o Sistema Cantareira chegou a ter disponível apenas 3% de sua capacidade. A gravidade da situação, de acordo com a reportagem, gerou momentos de tensão com direito a ônibus queimados e sequestro de tanques de água - especialmente em Itu, no interior. 

Está passando por problemas com a água em sua cidade? Mande relatos, fotos e vídeos para nós pelo vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra, clicando aqui, ou envie pelo aplicativo WhatsApp, disponível para smartphones, para o número +55 11 97493.4521.

A crise no sistema Cantareira A crise no sistema Cantareira

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade