Relatório do FBI indica atos preparatórios de terrorismo na Paraíba; PF cumpre mandados nesta 6ª
A operação foi realizada em Pocinhos, município pertencente à região metropolitana de Campina Grande
A Polícia Federal realizou a Operação Leviatã em Pocinhos, Paraíba, após relatório do FBI indicar atos preparatórios de terrorismo e discursos de ódio. Foram apreendidos dispositivos de armazenamento e roupas durante a busca.
Um relatório do FBI, o Departamento Federal de Investigação dos Estados Unidos, levou a Polícia Federal brasileira a realizar uma operação contra o terrorismo em uma pequena cidade da Paraíba. Nesta sexta-feira, 11, agentes deflagaram a Operação Leviatã, em Pocinhos, município localizado na região metropolitana de Campina Grande.
Segundo a PF, a ação tem o objetivo de reprimir atos preparatórios de terrorismo e incitação ao ódio praticados no ambiente digital. Ninguém foi preso, mas foi cumprindo um mandado de busca e apreensão para a obtenção de provas para aprofundar a investigação e identificar possíveis coautores.
O relatório do FBI indicava a existência de comunicações contendo discursos de ódio e adesão a ideologias extremistas, com motivações raciais e étnicas. O conteúdo analisado revela a predisposição do investigado para a prática de atos violentos e reforça seu alinhamento com ideologias de intolerância.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A Polícia Federal informou ter apreendido celulares, mídias e dispositivos de armazenamento de dados. A autarquia também compartilhou imagens de peças de roupas que foram apreendidas: uma calça com estampa militar, uma boina, um suspensório, uma jaqueta e uma luva. Não foram dados maiores detalhes sobre a relação entre as peças e a atividade terrorista.
Ainda de acordo com a PF, a operação "tem como foco o combate ao extremismo violento e à propagação de ameaças contra a segurança nacional".
Veja imagens divulgadas pela Polícia Federal da Operação Leviatã