Quer ir ao 55º Festival de Inverno de Campos do Jordão? Veja programação
Apresentações acontecerão em oito palcos; edição deste ano também terá shows de dança
Entre os dias 5 de julho e 3 de agosto a cidade mais alta do Brasil hospeda o seu já consagrado festival de música clássica. Ao todo, são 76 apresentações gratuitas, entre música e dança, distribuídas entre quatro palcos de Campos do Jordão - e outros quatro na capital paulista.
Criado em 1970 e reconhecido como o maior e mais tradicional evento de música clássica da América Latina, o festival no interior de São Paulo é uma ótima oportunidade para desfrutar de música, cultura e turismo em um mesmo lugar. Afinal, justamente no inverno é a época em que a "Suíça Brasileira" se destaca mais no turismo.
Como funciona?
O Festival de Campos do Jordão é uma realização do governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, da Fundação Osesp, do Ministério da Cultura e do Governo Federal, via Lei Federal de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet.
Para os estudantes de música, o evento é uma oportunidade de receber prêmios e bolsas para estudar ao lado de grandes nomes do meio. Já para os apreciadores, é o momento de apreciar música boa e conhecer novos nomes.
Para participar, basta planejamento, afinal todas as apresentações são gratuitas e se distribuem em diferentes palcos ao longo do mês de julho.
Locais e Programação
Campos do Jordão
- Auditório Claudio Santoro
Apresentações nos finais de semana (sextas, sábados e domingos)
Av. Dr. Luís Arrobas Martins, 1.880
Retirar o ingresso neste link cinco dias antes de cada apresentação, ao meio-dia (limitada a quatro por pessoa).
- Parque Capivari
Apresentações aos sábados e domingos e no dia 9 de julho
R. Eng. Diogo José de Carvalho, 1.291
Entrada livre, sem necessidade de ingresso
- Capela São Pedro Apóstolo (Palácio Boa Vista)
Apresentações aos sábados e domingos
Av. Adhemar Pereira de Barros, 3.001
Ingressos: distribuídos 1h antes do concerto no local (limitada a dois por pessoa).
- Espaço Cultural Dr. Além (dias de semana)
Apresentações durante os dias da semana
Av. Dr. Januário Miraglia, 1.582
Ingressos: distribuídos 1h antes do concerto no local (limitada a dois por pessoa).
São Paulo
- Sala São Paulo
Apresentações nos dias 12, 13, 20, 21, 26 e 27 de julho e 3 de agosto
Praça Júlio Prestes, 16
Retirar o ingresso neste link cinco dias antes de cada apresentação, ao meio-dia (limitada a quatro por pessoa).
- Sala São Paulo | Sala do coro
Apresentações nos dias 7, 8, 9 e 11 de julho
Praça Júlio Prestes, 16
Retirar o ingresso neste link cinco dias antes de cada apresentação, ao meio-dia (limitada a quatro por pessoa).
- Estação Motiva Cultural
Apresentações em diversas datas
Localizada ao lado da Sala São Paulo
Retirar o ingresso neste link cinco dias antes de cada apresentação, ao meio-dia (limitada a quatro por pessoa).
- Instituto Mackenzie - Auditório Escola Americana
Recitais nos dias 23, 24 e 25 de julho
Dentro da 18ª International Conference on Music Perception and Cognition (ICMPC)
Acessibilidade
De acordo com os organizadores, todos os concertos da 55ª edição contarão com audiodescrição e, no dia 6 de julho, a apresentação da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo, com o regente Cláudio Cruz, será interpretada em Libras.
É necessário confirmar presença até três dias antes do evento, pelo e-mail: contato@vercompalavras.com.br.
Destaques
O concerto de abertura, no dia 5 de julho, às 20h30, traz a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) com o maestro alemão Marc Albrecht, interpretando a Sinfonia doméstica, de Strauss. A apresentação será no Auditório Claudio Santoro (Av. Dr. Luís Arrobas Martins, 1.880, Alto da Boa Vista).
O Coro da Osesp, na companhia de seu novo regente residente, Kaique Stumpf, também se apresentará no dia 11 de julho, às 18h30 no Espaço Cultural Dr. Além (Avenida Dr. Januário Miraglia, 1.582, Abernéssia, Campos do Jordão), que volta a integrar a programação do Festival depois de seis anos.
Há também apresentações de quatro grupos sinfônicos de fora do Estado de São Paulo: a Orquestra Filarmônica de Goiás, com o regente Neil Thomson no pódio e a pianista Sonia Rubinsky como convidada (19 de julho); a Orquestra Sinfônica de Pernambuco, tendo à frente o maestro Nilson Galvão Jr. (20 de julho); a Orquestra Sinfônica do Paraná, com Roberto Tibiriçá na batuta e peças de Wagner e Tchaikovsky no programa (26 de julho); e a Orquestra Filarmônica Catarinense, regida por Roberto Minczuk e com Pablo Rossi no piano solo (1.º de agosto).
Além de uma atração internacional: os norte-americanos do Quarteto Ulysses, que apresentam obras escritas por Beethoven e Mendelssohn-Bartholdy, além de uma seleção de músicas folclóricas dinamarquesas (18 de julho).
Uma das novidades desta edição do Festival são os espetáculos da Jornada Paulista de Dança que poderão ser apreciados no palco da Estação Motiva Cultural. Ao longo de uma semana, os grupos e companhias paulistas que participam da Jornada vivenciarão atividades intensivas em dança e artes do corpo que culminarão em três apresentações abertas ao público, nos dias 10, 11 e 12 de julho, sempre às 19h.
