Quem é o presidente de escola de samba apontado como integrante do PCC e preso em operação da PF
Alexandre Constantino Furtado comanda a Império de Casa Verde e é vice-presidente da Liga das Escolas de Samba de SP. Defesa não foi localizada. Agremiação diz acompanhar 'desenrolar dos fatos'
O presidente da escola de samba Império de Casa Verde, Alexandre Constantino Furtado, foi preso em uma operação da Polícia Federal realizada nesta terça-feira, 23, contra o tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro. Furtado também é vice-presidente da Liga das Escolas de Samba de São Paulo.
Conforme apurou o Estadão, as investigações apontam que ele é integrante do PCC. A defesa de Furtado não foi localizada. Em nota, a Império de Casa Verde disse que acompanha "o desenrolar dos fatos, mas que até o presente momento não há elementos concretos para qualquer declaração adicional". Procurada, a Liga ainda não se manifestou.
Andamento da operação da PF
A ação é realizada em São Paulo, Pará, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás, onde estão sendo cumpridos 22 mandados de prisão preventiva e 40 de busca e apreensão. Nos endereços dos alvos foram apreendidos dinheiro, documento e relógios de luxo.
Pelo menos 11 mandados de busca são cumpridos na capital paulista, de acordo com a Secretaria da Segurança Pública do Estado.
Segundo a PF, as investigações começaram em fevereiro de 2021, após 458 kg de cocaína escondidos em uma carga de quartzo serem apreendidos no Porto de Vila do Conde, em Barcarena, no Pará. O destino final da droga era o Porto de Rotterdam, na Holanda.
A operação identificou os membros da organização criminosa transnacional, além da estrutura logística montada para levar a produção de cocaína para a Europa.