PUBLICIDADE

Prefeito anuncia demolição de viaduto e decreta luto em BH

3 jul 2014 - 19h00
(atualizado às 19h15)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Prefeito Márcio Lacerda diz que liberação de viaduto em acabamento é normal</p>
Prefeito Márcio Lacerda diz que liberação de viaduto em acabamento é normal
Foto: Ney Rubens / Especial para Terra

O prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, falou à imprensa no início da noite desta quinta-feira, sobre o viaduto que desabou sobre pelo menos quatro veículos, por volta das 15h, matando duas pessoas e ferindo 22. "Houve algum erro, certamente, mas acidentes como esse, infelizmente, acontecem", disse, eximindo a prefeitura de responsabilidades pela obra, que caberia a "consórcio renomado".

Prefeito de BH decreta luto de três dias e aguarda perícia:

"Ontem mesmo, em uma reunião, eu citei que nesses cinco anos de obras não havia tido nenhum acidente grave", apontou. Antes de deixar a entrevista, questionado sobre o tráfego de veículos ter sido liberado ainda durante as obras, Lacerda afirmou que é normal, pois o viaduto estava em fase de acabamento.

Ele ainda anunciou demolição do viaduto e três dias de luto oficial, e disse que a prefeitura está buscando as famílias das vítimas, que seriam os motoristas de um micro-ônibus e de um Uno, que ainda está sob os escombros. Segundo o prefeito, nenhum operário foi atingido.

<p>O tenente-coronel Edgar Estevo da Silva afirmou que o veículo sob os escombros é um Uno</p>
O tenente-coronel Edgar Estevo da Silva afirmou que o veículo sob os escombros é um Uno
Foto: Ney Rubens / Futura Press

Segundo o tenente-coronel Edgar Estevo da Silva, o viaduto que ficou de pé após o colapso sofreu danos e será periciado: "Notificamos a empresa para que a avaliação seja feita". "Vamos usar macacos hidráulicos especiais para levantar a estrutura e retirar o veículo Uno", explicou, sobre o resgate da segunda vítima fatal.

A empresa responsável pela obra, que incluía a duplicação da avenida Dom Pedro I para instalação de BRT e integrava o pacote da Copa do Mundo, emitiu nota lamentando o corrido. "Com relação ao desabamento do viaduto sobre a Av. Pedro I, a Cowan lamenta profundamente o ocorrido e não está medindo esforços para oferecer o apoio necessário às vítimas e aos familiares." Na nota, a empresa informa que:

"- já foram direcionadas equipes ao local para a remoção da estrutura, inclusive providenciando iluminação e demais suportes necessários à realização dos trabalhos, que devem se estender pelos próximos dias;

- uma equipe técnica já está no local para iniciar as investigações e definir as causas do acidente;

- já está sendo providenciado o escoramento do segundo viaduto." 

A avenida do acidente liga o Aeroporto de Confins à região da Pampulha, próximo ao Mineirão. Segundo os bombeiros, equipes de emergência vistoriaram o entorno do viaduto, e descartaram risco iminente de outro acidente.

A região contempla também outro viaduto, cuja obra será avaliada. Em fevereiro, outro viaduto em obra na região chegou a ser interditado por risco de queda, na avenida Montese. 

Foto: Arte / Terra
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade