Script = https://s1.trrsf.com/update-1789154714/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Cidades

Publicidade

Pernambuco terá mais de 15 mil postos extras de segurança no dia das Eleições 2026; confira esquema completo

O planejamento reúne diferentes órgãos de segurança e instituições parceiras para atuação antes, durante e depois da votação.

28 set 2026 - 17h17
(atualizado às 19h12)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Pernambuco terá um esquema especial de segurança para as Eleições 2026, com 15.066 postos extras no dia da votação e quase 33 mil entre 1º e 5 de outubro, somando R$ 5,9 milhões em investimentos. A operação integrada reúne polícias Militar, Civil, Federal, Rodoviária Federal e órgãos como TRE-PE e Abin nos 184 municípios e Fernando de Noronha. O plano inclui 42 drones e helicópteros monitorados por centros de comando no Recife, Caruaru, Serra Talhada e Petrolina contra crimes eleitorais.

Uma operação integrada vai reforçar a segurança em Pernambuco durante as Eleições 2026. No dia da votação, marcado para 4 de outubro, serão empregados 15.066 postos extraordinários de trabalho em todo o Estado, incluindo os 184 municípios e o arquipélago de Fernando de Noronha.

Reunião de alinhamento de segurança para as eleições 2026 em Pernambuco
Reunião de alinhamento de segurança para as eleições 2026 em Pernambuco
Foto: Divulgação/SDS / Portal de Prefeitura

Ao longo de toda a operação, prevista entre os dias 1º e 5 de outubro, o planejamento contará com 32.799 postos de trabalho e investimento adicional de R$ 5.903.820.

A estrutura foi apresentada pela Secretaria de Defesa Social (SDS) durante coletiva realizada nesta segunda-feira (28). O planejamento reúne diferentes órgãos de segurança e instituições parceiras para atuação antes, durante e depois da votação.

Efetivo das forças de segurança

Do total previsto para a operação, 29.267 postos serão ocupados pela Polícia Militar, enquanto a Polícia Civil terá 2.800. O Corpo de Bombeiros contará com 308 postos, a Polícia Científica com 40, a Defesa Civil com 62, a Corregedoria com 132 e outros setores da SDS com 190.

Segundo o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, 42 drones serão distribuídos estrategicamente pelo Estado para auxiliar no acompanhamento das ocorrências e das denúncias recebidas durante o pleito.

A operação também terá participação integrada do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Agência Brasileira de Inteligência (Abin), entre outras instituições.

Monitoramento em quatro cidades

O acompanhamento das ações será realizado pelos Centros Integrados de Comando e Controle (CICC) instalados no Recife, Caruaru, Serra Talhada e Petrolina. As estruturas receberão imagens transmitidas pelos drones utilizados durante a operação.

O Grupamento Tático Aéreo (GTA) também participará do esquema. A partir de bases localizadas no Recife, Caruaru e Serra Talhada, helicópteros realizarão sobrevoos na Região Metropolitana, Zona da Mata, Agreste e Sertão para apoiar as equipes em solo.

A diretora-geral do TRE-PE, Bruna Barreto Campelo, destacou que a atuação conjunta começa antes do dia da votação e envolve desde a proteção de servidores até o planejamento de segurança e as investigações de possíveis crimes eleitorais. O TRE-PE também informou que haverá reforço de policiamento em áreas consideradas de maior criticidade e vulnerabilidade.

Atendimento será mantido em todo o Estado

A Polícia Militar ficará responsável pelo reforço do policiamento ostensivo nas proximidades dos locais de votação e dos cartórios eleitorais. A Polícia Civil manterá equipes de plantão nos 184 municípios durante o sábado (3) e o domingo (4), com atendimento de ocorrências relacionadas ao processo eleitoral.

No Recife, funcionarão cinco delegacias seccionais, além da Central de Plantões (Ceplanc). O Corpo de Bombeiros atuará em ocorrências de atendimento pré-hospitalar, combate a incêndios, salvamentos terrestre e aquático e transporte de pessoas com deficiência previamente cadastradas junto à Justiça Eleitoral.

A Polícia Científica reforçará os serviços do Instituto de Criminalística (IC), do Instituto de Medicina Legal (IML) e dos Centros Integrados de Comando e Controle, além das unidades regionais.

Canal para denúncias

A Polícia Federal também orienta os eleitores a comunicarem possíveis crimes eleitorais. Segundo a superintendente da PF em Pernambuco, Adriana Vasconcelos, o canal "Comunica PF" permitirá o envio de informações diretamente ao sistema policial eletrônico, agilizando o recebimento das denúncias e o encaminhamento das diligências.

A Defesa Civil estará presente nos centros de comando do Recife, Caruaru e Serra Talhada, com atuação integrada em todo o território pernambucano.

Já a Corregedoria da SDS realizará fiscalizações e diligências durante o pleito, enquanto profissionais da Ouvidoria também permanecerão mobilizados.

Portal de Prefeitura
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra