PUBLICIDADE

RS: paraibanos são presos por exploração de trabalho escravo

Vinte homens foram encontrados trabalhando em troca de água e comida

25 ago 2016 - 17h45
(atualizado às 17h48)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: PRF / Divulgação

Dois paraibanos foram presos nesta madrugada em Lajeado, no Rio Grande do Sul, suspeitos de exploração de trabalho em regime de escravidão. Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Brigada Militar e Ministério do Trabalho e Emprego participaram da ação, descoberta graças à denúncia de um dos trabalhadores mantidos em cárcere privado. Eles foram descobertos dentro de um caminhão-baú estacionado no pátio de um posto de combustíveis abandonado às marges da BR-386.

Conforme o relato dos trabalhadores, o crime começava ainda na Paraíba, com os suspeitos emprestando dinheiro às vítimas. Quando esses empréstimos não eram quitados, os credores ofereciam a oportunidade de trabalho no Sul como alternativa para pagar o valor. A oportunidade, no entanto, se transformava em exploração: o grupo era obrigado a vender produtos como capas de banco e limpadores de para-brisa em troca de água e comida.

Todos eram transportados do Nordeste ao Sul do país no mesmo caminhão-baú em que dormiam. No compartimento, havia uma espécie de cela onde as vítimas que contestassem o procedimento eram trancadas e torturadas psicologicamente. Além disso, todos dormiam em redes, lençóis ou sacos de lixo. 

O grupo afirmou que não denunciou a situação anteriormente por medo. Eles relatam que eram constantes as ameaças de morte contra eles ou contra sua família. A polícia fará buscas na região para identificar se há casos semelhantes em curso no Estado. A dupla, de 40 e 42 anos, foi encaminhada para o presídio estadual de Lajeado.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade