Operação Espólio prende 17 suspeitos ligados a homicídios e tráfico no Rio Grande do Sul
Ação conjunta da Polícia Civil e Brigada Militar cumpriu mandados em Porto Alegre e região metropolitana para desarticular organizações criminosas
A Polícia Civil, em conjunto com a Brigada Militar, realizou na manhã desta terça-feira (22) a Operação Espólio, com o objetivo de combater homicídios e desarticular grupos criminosos que atuam no Rio Grande do Sul, especialmente na Zona Norte de Porto Alegre.
Foram cumpridos 18 mandados de prisão preventiva e 33 mandados de busca e apreensão na Capital, além dos municípios de Canoas, Cachoeirinha e Osório. Ao todo, 17 pessoas foram presas durante a operação, que também resultou na apreensão de drogas, celulares e dinheiro.
Entre os presos, estão tanto lideranças das organizações criminosas quanto indivíduos envolvidos na execução de homicídios e no tráfico de drogas.
Segundo os delegados responsáveis, Thiago Zaidan e Daniel Queiroz, os investigados são suspeitos de participarem de ataques criminosos em áreas como Vila São Borja e Passo das Pedras, em Porto Alegre. Um dos casos em destaque foi o duplo homicídio consumado e outro tentado, ocorridos em 24 de abril de 2024 no bairro Sarandi.
O delegado Mario Souza, diretor do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa, ressaltou a importância da ação para responsabilizar toda a cadeia criminosa envolvida em crimes contra a vida, destacando o caráter especial e complexo da investigação.