Script = https://s1.trrsf.com/update-1744920311/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

No RJ, Polícia Federal prende homem que comercializava objetos com símbolos nazistas na internet

O investigado, de 70 anos, foi preso em flagrante no bairro de Botafogo, na Zona Sul da cidade

15 abr 2025 - 13h15
(atualizado às 15h34)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
A Polícia Federal deflagrou a operação 'Lembrança Ingrata' no Rio de Janeiro, prendendo em flagrante um homem de 70 anos por comercialização de objetos nazistas.
Idoso é preso no Rio de Janeiro por ter objetos com símbolos nazistas em casa:

Na manhã desta terça-feira, 15, a Polícia Federal deflagrou uma operação nomeada como 'Lembrança Ingrata'. Agentes da Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DELECIBER) tinham o objetivo de apurar a prática do crime de apologia ao nazismo, por parte de um indivíduo que estaria comercializando pela internet objetos contendo símbolos nazistas.

Os policiais cumpriram um mandado de busca e apreensão na residência do investigado, localizada no bairro de Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro. O mandado judicial foi expedido pela 8ª Vara Criminal Federal.

A investigação foi iniciada após policiais federais receberem notícia-crime de uma organização não-governamental (ONG) acerca da existência de uma página na internet por meio da qual o investigado estaria comercializando emblemas, ornamentos, distintivos, bandeiras, revistas, uniformes e outros objetos contendo a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo.

Polícia Federal apreendeu homem que comercializava objetos com símbolos nazistas na internet
Polícia Federal apreendeu homem que comercializava objetos com símbolos nazistas na internet
Foto: Divulgação

A partir disso, a PF realizou meticulosa análise de dados digitais e outras diligências que resultaram na identificação do alvo da operação e na confirmação de que o homem de 70 anos seguia comercializando os produtos. 

Durante o cumprimento do mandado, os policiais federais apreenderam uma bandeira, revistas, breves e moedas com a cruz suástica. O homem foi preso em flagrante. Ele também responderá pelo crime de apologia ao nazismo, com pena prevista de até cinco anos de detenção, além de multa.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade